Trabalhar em consultórios ou hospitais pode não ser a maior realização pra você, que quer também a sorte de um pouquinho de emoção no dia a dia. Calma que te apresentamos uma solução: a carreira na área de perícia!
Além de oportunidade para profissionais de saúde, é um cargo que confere estabilidade da carreira pública, todos os estados precisam e, por isso mesmo, sempre há um concurso com vagas para essa área. Só vantagens.
O grande xis dessa questão é não ser de conhecimento geral o que o perito faz. Nem mesmo que formação é preciso para investir nessa carreira.
Você fica sabendo desses detalhes agora!
SAIBA TUDO SOBRE OS CONCURSOS PÚBLICOS NOS INSTITUTOS DE PERÍCIA E POLÍCIAS!
Quais formações em saúde têm cargo na Polícia Civil?
Os concursos da Polícia Civil com vagas para profissionais de saúde são destinados às formações em Medicina, Odontologia, Farmácia e Psicologia. Nos dois primeiros casos, o cargo é de legista. Já nos dois últimos, o cargo é de perito criminal. Independentemente da formação, todos têm uma função em comum: atuar na investigação de crimes.
Médico legista
Os médicos legistas usam os conhecimentos da medicina geral, de cada especialidade clínica e ainda de cirurgia em seu trabalho com vítimas vivas e mortas. Os exames de lesão corporal são os mais comuns entre as vítimas que sobreviveram a algum ataque.
Em casos fatais, o médico legista examina o cadáver e seus ferimentos, elabora laudos que ajudam a analisar o que aconteceu durante o crime, quais armas foram utilizadas e o que causou a morte. Até mesmo características do criminoso são identificadas na perícia do legista.
Entre as atribuições do médico legista estão:
-
Realização de coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais;
-
Realização de exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação e em locais relacionados à prática de delitos;
-
Perícia na área de balística forense e na reprodução simulada dos fatos;
-
Coleta de materiais destinados a exames complementares.
Para se tornar um médico legista capaz de executar com eficiência seu trabalho, é preciso dominar conceitos de Medicina, Direito, Biologia, Sociologia, Química e Balística. Também é preciso ter capacidades de observação, concentração, visão abstrata, raciocínio lógico e trato com as pessoas, além de agilidade.
Odontolegista
O perito odontolegista atua na investigação de crimes. O foco do trabalho costuma ser perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odontolegal e balística forense. Assim como nos seguintes casos:
-
Casos de indenização por erros praticados por cirurgiões-dentistas;
-
Identificação de criminosos;
-
Identificação de pessoas vítimas de desastres, como acidentes de avião e incêndios;
-
Identificação de corpos em geral.
Para atuar com eficiência como odontolegista, o profissional precisa estudar bastante e ter um tanto de paciência. Além de formação específica para Odontologia Legal, é importante estudar a literatura nacional e internacional sobre o assunto. Outra coisa: conhecimentos em Medicina Legal ajudam na compreensão de perícias médico-legais e de genética forense.
SAIBA TUDO SOBRE A CARREIRA DE ODONTOLEGISTA!
Perito criminal
O perito criminal é mais uma possibilidade para profissionais de saúde na Polícia Civil. No entanto, as formações mais requisitadas para esse cargo são em Farmácia e em Psicologia.
São eles, os peritos criminais, que encontram a prova pericial a partir de vestígios produzidos no momento do crime. Aliada à perícia laboratorial, formam o conjunto que embasa tecnicamente o inquérito policial.
CONHEÇA 6 CURIOSIDADES SOBRE A CARREIRA DE PERITO CRIMINAL!
Para se tornar um perito criminal, o profissional precisa passar pelo Curso de Formação. Lá aprende como se portar e quais serão suas atividades diárias. Não dá pra determinar de imediato com o que irá trabalhar, poque depende dos comandos propostos pelos Institutos de Perícia, Criminalística ou de Identificação ao qual for submetido.
De todo modo, algumas habilidades são essenciais para o cargo. São elas:
-
Capacidade de observação;
-
Dinamismo;
-
Foco;
-
Conhecimentos em diferentes áreas;
-
Persistência;
-
Dedicação.
Já escolheu em que área atuar? Agora escolha como quer se preparar!