A gente consegue esconder pouco quem somos de verdade. Principalmente quando paramos pra observar os pequenos detalhes. Diria até que o simples ato de estudar reflete muito da nossa personalidade.
Desde a escola, quando temos a oportunidade de escolher por um estojo recheado de canetinhas coloridas, até a faculdade, quando decidimos como leremos os artigos e livros passados pelos professores. Cada passo que damos nessa jornada do aprendizado tem um monte de quem somos.
Tem gente que é mais introspectiva, tem gente que é mais criativa, tem gente que deixa tudo pra última hora.
Você já sabe que tipo de estudante você é?
Observador(a)
Você pode nunca ter materializado assim, mas se parar pra pensar, seu lema sempre foi “é cada um por si, e segue o baile”. Trabalho em equipe, grupo de estudos e compartilhar o caderno nunca foi muito seu forte. Sua curiosidade e capacidade intelectual são suficientes. Não é à toa que você constrói esquemas de estudo bastante eficientes! Suas redações são invejáveis, já que você escreve bem e sabe organizar as ideias de maneira coerente e clara, sem fugir daquilo que é proposto.
Qual será o segredo de alguém tão habilidoso, assim?
Artista
Na escola, o estojo mais legal era o seu. Certamente você tinha aquela maleta de canetinhas e lápis de colorir da Faber-Castell. Até hoje, seu caderno é invejável, de tão colorido e esquematizado! Sempre foi seu forte manifestar seu lado artístico na rotina de estudos. Isso, inclusive, facilitou seu processo de aprendizado e absorção de informações. Você também deve ser a mestre dos flashcards e mapas mentais. Seu senso de estética, realmente, é sem igual.
Já pensou em fazer sucesso com isso no Instagram? Ouvi dizer que o pessoal lá a-ma uma vibe papelaria…
Anfitriã(o)
Se tinha um grupo de estudos na escola, você com certeza estava envolvida(o) nisso. É porque faz seu tipo reunir a galera, estudar junto, tirar as dúvidas de quem não entendeu um pouco direito o conteúdo. Você tem forte essa veia da cooperação e da empatia. Isso certamente explica também porque você nunca está sozinha(o), está sempre rodeada(o) de amigos e é vista(o) como o ponto de apoio para quem precisa.
Só não contem contigo pra atividades que exijam muito esforço físico, né?
Confiante
Não é que você não gosta de estudar, mas é que seguir um cronograma de estudos exige um nível de paciência e foco que você não consegue oferecer. A gente entende. Mas sua autoconfiança te dá a garantia de que você terá sucesso se estudar o máximo que der conforme se aproxima o exame. Você tem até alguns truques pra isso, como estudar por provas comentadas, que já vêm com a respostas dadas e explicadas; flashcards disponíveis na internet e nos materiais preparatórios que você adquirir; ou ainda os mapas mentais que te entregam o conteúdo esquematizado. É só memorizar e “botar pra lá” nas provas.
Sucesso! Porque “boa sorte” você já sabe que tem!
Tradicional
Que ninguém venha com mapas mentais, diagramas, cards com conceitos e o que mais essas modernidades oferecerem para você estudar. Sua preferência é mesmo pelo método tradicional. É o professor dizendo o que deve ser estudado em cada momento; é primeiro a teoria e depois responder questões. De preferência, objetivas. São mais práticas, não é? As questões discursivas exigem elucubrações que não são muito seu forte, afinal, parecem muito exploratórias e pouco concretas.
Aposto como você faz os fichamentos mais legais!
Perfeitinha(o)
Do tipo CDF, não aceita menos que o 10 na média final da escola, menos que o primeiro lugar no vestibular, menos que a publicação com honras do TCC. Estar na iminência da prova dos seus sonhos te deixa à flor da pele, porque você também pre-ci-sa ser a(o) primeira(o) da lista, a(o) melhor da turma, a vaga imediata do concurso com formação de cadastro reserva. Perfect!
Cuidado com tanta exigência com relação a si mesmo(a) e aos outros, e com a tendência a se sentir superior por causa das suas habilidades. Errar de vez em quando é a graça das experiências humanas. ????
VEJA COMO OS FLASHCARDS PODEM ALAVANCAR SEUS ESTUDOS!
Bem-sucedida(o)
Você se esforça, se dedica com disciplina aos estudos e sente que precisa ser a(o) melhor em tudo o que fizer para ter o respeito das pessoas. Quase um(a) perfeitinha(o), exceto pelo fato de que você só cobra de si mesma. Aí não tem jeito: você tem que ser lembrada(o) como a(o) melhor; você tem que ser a(o) mais eficiente; você tem que se destacar em tudo o que fizer; você tem que superar os outros e a si mesma(o).
O lugar de liderança é o seu, e sua equipe certamente sempre foi a melhor – mais por você e por sua cobrança do que por exigir dos outros.
Reflexiva
Por onde começar a rotina de estudos? É melhor estudar três horas seguidas ou fazer alguns intervalos de 10 minutinhos? Não sabe se responde simulados ou provas anteriores?
A rotina de estudos mal começou e você já perdeu um tempo danado pensando no que fazer, né. E se alguma dessas escolhas for errada?
Calma, anjo. As dúvidas são inerentes ao processo que depende exclusivamente de você, mas não precisa se desesperar. Sua mente questionadora e bastante criteriosa já tem todas as respostas que você precisa pra seguir um caminho rumo ao sucesso profissional. Você certamente já parou pra pensar nas oportunidades que perdeu por ter pensado demais e agido de menos, o que impediu seu crescimento profissional. Que tal transformar isso para dar as boas-vindas ao sucesso?
Empolgada
É o tipo que demorou alguns semestres em cursos diferentes para saber o que quer da vida – se é que ainda não tem dúvidas sobre essa ser mesmo a área dos seus sonhos. Ou ainda pode ser que você até tenha se encontrado como profissional de saúde, mas é meio difícil focar a atenção numa especialidade só. Sentar pra estudar é outro problema, já que você quer dar atenção a muitas coisas que te empolgam e você acha importantes.
Que tal passar a finalizar aquilo que você começou, antes de partir para a próxima demanda? Sua rotina de estudos vai ser mais organizada, se você usar sua motivação para encerrar pequenos ciclos de estudo. A sensação de produtividade vai te animar ainda mais!
E aqui na Sanar todos os tipos de estudantes são contemplados. Confira!