Para muitos graduandos, a carreira só começa a partir do momento em que está com seu diploma e sua carteirinha do Conselho em mãos.
Estão certos em pensar assim? De certa forma sim, já que eles só poderão exercer a profissão após esses acontecimentos. Mas, se levarmos em consideração o atual mercado de trabalho da nossa profissão, a resposta correta é NÃO!
Com o mercado de trabalho um pouco saturado, segundo o CFO são quase 337 mil cirurgiões dentistas no Brasil, aonde muitos dos recém-formados encontram dificuldades na hora de conseguirem seu primeiro emprego. E isso pode ser atenuado se eles considerarem a carreira ainda enquanto estiverem na graduação.
Atualmente, as graduações em Odontologia proporcionam várias formas de seus estudantes aprimorarem suas técnicas e melhorarem seus currículos, facilitando na hora de conseguir um emprego. São ligas acadêmicas, empresas júniores, representações discentes, matérias eletivas e optativas, iniciação científica, estágios extracurriculares e por aí vai. Além disso, com o avanço da tecnologia, era de se esperar que plataformas de cursos e capacitações online alcançassem também a Odontologia.
Algumas plataformas oferecem vários cursos online gratuitos com certificação que podem acrescentar muito no seu currículo, como:
- UNA-SUS (https://www.unasus.gov.br/cursos/)
- Fundação Bradesco (https://www.ev.org.br/)
- FGV (https://educacao-executiva.fgv.br/)
- SENAI (https://eadsenaies.com.br/)
- IFRS (https://moodle.ifrs.edu.br/?redirect=0)
Encontramos também, em outras plataformas, cursos online com certificação paga, neste caso fica mais fácil escolher os temas que mais te interessam.
Dessa forma, é bastante importante que se pense na carreira antes mesmo de formar. Assim, você já sai da graduação na frente de muitos e mais preparado para o mercado de trabalho.
ATENTE-SE AS OPORTUNIDADES E NÃO PERCA TEMPO!
SUA CARREIRA COMEÇA AGORA!
Autor: Célio Leone
Referências:
SOUSA, JED et al . Mercado de trabalho em Odontologia: perspectivas dos estudantes concluintes de faculdades privadas no município de Belo Horizonte, Brasil. Revista da ABENO, [online], v. 17, n. 1, p. 74-86, dez./2016. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/327. Acesso em: 3 abr. 2020.