A atuação da Psicologia frente a Covid-19

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que estávamos diante de uma pandemia de um vírus da família do Coronavírus que provocava a doença Covid -19. Como resultado, as pessoas foram obrigadas a mudarem as suas rotinas, adquirirem novos hábitos e a solicitação por profissionais de saúde significativamente em comparação a alguns meses atrás.

Dentre as diversas áreas de atuação da Psicologia, talvez, a Psicologia da Saúde e Hospitalar seja uma das mais solicitadas no atual cenário e, consequentemente, a que esteja mais exposta ao coronavírus, visto que a sua atuação se dá nas instituições de saúde, como hospitais. Portanto, vale a pena perguntar: o que mudou na rotina das(os) psicólogas(os) hospitalares? Como a psicóloga hospitalar pode ajudar um paciente infectado?

 

Para responder essas e outras perguntas, convidamos a psicóloga Ludimilla Souza da Conceição (CRP 03 16238), especialista em Psicologia Hospitalar!

 

Entrevista

Psi. Concurseiro: O que modificou na sua rotina de trabalho após o decreto da pandemia?

 

Psi. Ludimilla: As rotinas no ambiente hospitalar foram modificadas de modo a se adaptar às orientações e às medidas de prevenção, contenção e controle preconizadas pela OMS e Ministério da Saúde, a exemplo do uso frequente de EPI, o que antes só ocorria de maneira circunstancial. Com isto, novos protocolos estão sendo criados, planos de contingência estão sendo formulados em equipe multidisciplinar e mudança de normas, a exemplo de restrição de visita em unidades críticas visando salvaguardar os pacientes e familiares.

 

Psi. Concurseiro: Como a(o) psicóloga(o) hospitalar pode ajudar um paciente infectado?

 

Psi. Ludimilla: A forma como o Sujeito lida com o adoecimento é subjetivo e isto quer dizer que as questões serão manifestas de acordo com o repertório de cada um e dos seus recursos de enfrentamento, independente da patologia acometida.

Entendo que no contexto da pandemia existe um temor maior, haja vista as taxas de mortalidade divulgadas na mídia, o distanciamento corroborando para este adoecer solitário sem a presença da família, com restrições de visita. No âmbito hospitalar se o paciente estiver na UTI contactando ou na enfermaria sem a presença da família aumenta a possibilidade de demandas psíquicas, a exemplo de quadro de ansiedade e etc.

Um dos objetivos do psicólogo (a) hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento frente as suas dificuldades no que tange as suas demandas psicológicas, visando a minimização do sofrimento.

 

Psi. Concurseiro: Como a(o) psicóloga(o) hospitalar pode oferecer suporte a equipe de saúde frente a pandemia?

 

Psi. Ludimilla: Estamos vivenciando um momento crítico de pandemia de repercussão mundial onde tem gerado em todas as pessoas, indistintamente, demandas psicoemocionais; não estando imune a estes efeitos os profissionais de saúde. Neste cenário, faz-se necessário ofertar acolhimento, suporte emocional e orientação aos profissionais, realizando intervenções em grupo, por exemplo, construindo estratégias para prevenir o surgimento de sintomas de Burnout e sinais de esgotamento.

O psicólogo(a) hospitalar também compõe a equipe, logo os atendimentos individuais não são indicados. Caso seja identificado nessa ação interventiva a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico, sugere-se encaminhamento.

 

Psi. Concurseiro: Quais os desafios da(o) psicóloga(o) hospitalar em tempos de Coronavírus?

 

Psi. Ludimilla: Os desafios, em certa medida, se assemelham aos das demais áreas de saúde, no sentido que estamos lidando com algo novo, uma doença grave de impacto social significativo, de repercussões físicas e emocionais. Neste contexto, os psicólogos precisam se preparar para atuar nesse ambiente de maior tensão para os todos, inclusive para o próprio profissional de Psicologia. Assim, o momento exige uma sincronicidade de trabalho em equipe, colaborando para a superação das dificuldades e consequentemente promovendo um ambiente de Resiliência. Ademais, é fundamental investir no autoconhecimento e domínio técnico, respeitando seus limites enquanto profissional e pessoa.

 

Convite

Gostou deste bate papo? Então você vai adorar a nossa live: “A atuação do psicólogo frente ao Covid-19”, com a psicóloga do Ministério da Saúde, Ana Vanessa Neves, e a especialista em Psicologia Hospitalar, Ludimilla Souza! Separa um cafezinho, um chá, porque temos um encontro marcado hoje (15/04), 18h, no perfil do @psicologoconcurseiro!

De Quarentena com a Sanar

 

Matérias relacionadas: