Saiba como se manter produtivo durante o período de isolamento social

Tá difícil manter a produtividade nesse período de pandemia, né, minha filha?

O meme referente à forma com que o doutor Drauzio Varella carinhosamente conduziu uma das últimas reportagens que produziu para o Fantástico casa bem com esse momento de pandemia do novo coronavírus que a gente está vivendo. Todo mundo isolado em casa, a vida deu uma chacoalhada, os planos são revistos…

É difícil mesmo direcionar a concentração para o que realmente importa: seu sonho de conquistar a aprovação no concurso publicou na residência que tanto desejou.

E preparamos esse conteúdo justamente pra te ajudar. Leia até o final e saiba como se manter produtivo em meio à quarentena.

Vamos lá?


VAI COMEÇAR A ESTUDAR PARA CONCURSOS PÚBLICOS? SAIBA COMO SE PREPARAR!


Crie uma rotina

Acordar, tomar banho, fazer alguma atividade física, estudar uma matéria, responder a questões de provas anteriores… O que você vai fazer no seu dia?

Criar uma rotina é o primeiro passo para alcançar a produtividade, afinal, se você não estabelecer pequenas metas, de que modo vai perceber que o dia rendeu?

Como você não será o único em casa – e, se for, que coisa boa! –, avise aos seus familiares sobre seus horários. E por mais que todo o entorno te lembre da crise lá fora, tente ignorar o fato de que existe uma pandemia em curso. Se concentre no aqui e agora que é seu momento de estudo.

 

Ignore todo o resto

Breve spoiler no item acima, porque ignorar o entorno é um mal necessário para te ajudar a focar no que importa.

Sem contar que, com mais gente em casa, é provável que as distrações sejam mais frequentes. A TV passa mais tempo ligada, as pessoas conversam nos outros cômodos, a casa fica mais bagunçada.

Se esforce para ignorar. Na neuropsicologia, é chamado de bloqueio de escuta. Pratique. Trabalhe na sua mente que é só você e seus conteúdos de estudo.

 

Pausas são importantes

Pode parecer um contrassenso, mas não é porque você está em casa que precisa ocupar todo o seu tempo para ser produtivo. A rotina é importante, como já dissemos, mas os momentos livres para praticar atividade física, assistir a algum programa que goste ou ler alguma coisa legal são essenciais para oxigenar o cérebro e te deixar pronto para a próxima série de estudos.

As pausas vão depender do método de estudos que você adotar. Quem sabe 20 minutos ouvindo uma música na janela, enquanto nutre seu organismo com vitamina D? Ou 30 minutos assistindo a sua sitcom favorita?  

Respeite também o intervalo entre um dia e outro. Quando tiver encerrado seu horário de estudos, se desconecte. Fique com sua família, descanse, pratique exercícios…


CONHEÇA 9 MÉTODOS INFALÍVEIS DE ESTUDO PARA CONCURSOS E RESIDÊNCIAS NA SAÚDE


Tecnologia a seu favor

Use as ferramentas que a tecnologia deixa à sua disposição para potencializar sua produtividade. Videochamadas e lives são o destaque desse momento de quarentena voluntária, porque permitem a reunião de inúmeras pessoas sem necessariamente colocá-las em risco.

Muitos produtores de conteúdo têm aproveitado que as pessoas estão em casa para investir em formatos diferentes. É a chance também de você diversificar a fonte de conhecimento e ainda se divertir um pouquinho. Abra seus olhos, e coração, para podcasts e vídeos no YouTube também!

E uma dica de ouro: se reúna com seus colegas e amigos por meio de chamadas de vídeo. Vale rolar um grupo de estudos online, onde vocês trocam conhecimento e até respondem a questões juntos.

Já pensou?


SE PREPARE COM A SANAR!

Enfermagem | Nutrição | Psicologia | Farmácia | Medicina Veterinária | Odontologia | Fisioterapia

Se prepare com a Sanar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?