Como uma pandemia pode afetar o Sistema de Saúde

 

Como uma pandemia pode afetar o Sistema de Saúde?

 

Vamos falar sobre o coronavírus e pandemia!  Antes de começarmos, queremos destacar o intuito desde artigo, que é de expor como uma pandemia, especificamente falando da COVID-19, pode afetar o Sistema de Saúde. 

 

As mais diversas pandemias passadas deixaram um legado na história com um número significativo de óbitos e de pessoas enfermas. Essa experiência é capaz de mostrar a necessidade de elaboração de Planos de Preparação para Enfrentamento de Pandemias, flexíveis e capazes de dar resposta que o problema requer.

Muitas vezes, apesar do Sistema de Saúde tomar medidas preventivas, algumas populações infelizmente não praticam essas medidas de forma coerente e isso afeta diretamente o sistema. 

Todavia, vamos entender um pouco melhor sobre o assunto. Uma pandemia é caracterizada quando uma doença se espalha através dos continentes e não se restringe em apenas um local. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, outras acabam se espelhando, como é o caso da COVID – 19.

 

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. 

Fonte: Ministério da Saúde, 2020. 

 

Nosso Sistema de Saúde está preparado? 

 

É importante analisarmos todos os aspectos envolvidos. O Sistema Único de Saúde brasileiro é um sistema complexo e que oferece um acesso universal a qualquer cidadão brasileiro, por exemplo, no Brasil, o teste para a COVID-19 é gratuito. Em contrapartida, nos EUA, que é uma superpotência mundial, metade da população não consegue pagar pelo teste. Então é importante valorizarmos o SUS. 

 

Qual o grande entrave de uma pandemia ao Sistema?

 

O grande entrave de uma pandemia ao Sistema, e com o corona não é diferente, é a capacidade do Sistema em atender os pacientes contaminados. Essa é uma questão que envolve os Sistemas de Saúde mundiais. E, atualmente é o grande problema da Itália, pois a quantidade de contaminados é muito superior à capacidade de leitos oferecido pelo país.  

 

Desse modo, é extremamente importante que tanto a população, quanto o Estado, tomem atitudes que favorecem o controle da propagação. A exemplo do coronavírus, a necessidade de quarentena, de isolamento social, com o intuito de manter a curva de crescimento da doença abaixo da capacidade de leitos disponíveis.  

 

Vamos nos conscientizar?

A conscientização do mundo em geral, é fundamental para que o controle seja efetivo e a doença não se propague de forma rápida e exponencial. O Sistema tem se preparado e buscado alternativas, porém a forma de crescimento e propagação viral, define como o Sistema pode ser afetado. E como vimos, é necessário procurar ao máximo, manter o nível de crescimento da doença menor que a quantidade e leitos. 

MS, 2020.PNG (217 KB)

Fonte: Ministério da Saúde, 2020. 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?