Principais Residências em Farmácia: tudo que você precisa saber

 

As principais Residências em Farmácia: tudo que você precisa saber

 

Quase todo estudante de farmácia ou farmacêutico que deseja fazer residência tem dúvidas sobre qual programa e área escolher e como se preparar, afinal, escolher uma carreira não é fácil e esse é um dos passos cruciais para ser bem sucedido(a).

Pensando nisso, trouxemos aqui TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER sobre as três principais residências em Farmácia para te ajudar a tomar a sua decisão.

Sempre dizemos por aqui que O segredo está em conseguir identificar QUAL área se encaixa melhor em você e não o contrário. Isso porque além de escolher uma área que te ajude a entrar bem no mercado de trabalho, para nós é muito importante que você seja feliz com o que você faz!

Se você conseguir informações suficientes e privilegiadas com pessoas que já fazem ou já fizeram residência nessas áreas você pode economizar tempo e frustrações e acelerar seu processo de decisão. 

A gente sabe que não é o tipo de informação fácil de conseguir, por isso, fizemos um super levantamento e entrevistamos um residente de cada uma das três principais áreas de Residência para Farmacêuticos(as). 

Aqui vamos falar sobre a como funciona e qual a rotina das três áreas com maior número de vagas para Farmacêuticos:

O QUE FAZ UM RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA?

O QUE FAZ UM RESIDENTE EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO?

O QUE FAZ  UM RESIDENTE EM ONCOLOGIA?

AGORA VOCÊ JÁ PODE ESCOLHER A SUA!

QUER SABER ONDE ENCONTRAR A RESIDÊNCIA DOS SEUS SONHOS?

 

1. Saúde da Família 

O QUE FAZ UM RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA?

O residente em saúde da Família trabalha em favor da promoção da Saúde, na prevenção de agravos, buscando alternativas para modificação de hábitos, e situações de saúde e não apenas da cura de doenças já instaladas.

No primeiro ano de residência (R1) são contempladas as ações assistências no segundo ano de formação (R2), as ações de gestão. No último ano (R2), o farmacêutico terá a oportunidade de desenvolver atividades de vigilância em saúde, implantação de políticas públicas, e Diretoria.

COMO É A ROTINA? 

A rotina abrange ações coletivas e individuais como: Visitas domiciliares, acompanhamento de casos clínicos, atividade educativas nas unidades de saúde, comunidades, escolas, interconsultas com os diversos profissionais da estratégia, consultas farmacêuticas e atividade gerenciais da farmácia. No R2, desenvolve-se atividades de construção, implantação e/ou avaliação de programas e políticas públicas de saúde apoio institucional a municípios e vigilância em saúde. 

Por Emily Karle – Residente SESAB em Saúde da Família

 

2. Saúde do Adulto e do Idoso 

O QUE FAZ UM RESIDENTE EM SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO?

As atividades de um residente em Saúde do Adulto são semelhantes às de um Farmacêutico Clínico e envolvem o cuidado direto ao paciente: conciliação medicamentosa, seguimento farmacoterapêutico, validação de reações adversas a medicamentos e farmacocinética clínica.

COMO É A ROTINA?

Os turnos  são divididos entre as enfermarias e outras atividades relacionadas a serviços de Farmácia. Na enfermaria, é realizado o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes internados, participação em rounds de discussão para definição das condutas a serem adotadas. Há também, periodicamente sessões clínicas onde um caso que demandou mais da equipe como um todo é discutido juntamente com os preceptores e a quinzenalmente, ocorrem as sessões de farmacovigilância, onde realiza-se um processo investigativo exaustivo para atribuição ou não de medicamentos como causa das reações adversas notificadas ao serviço de farmácia.
Por Renato Morais – Residente SESAB em Saúde do Adulto

 

3. Oncologia 

O QUE FAZ  UM RESIDENTE EM ONCOLOGIA?

O residente em Oncologia desenvolve atividades de produção de antineoplásicos, com o seguimento de critérios rígidos de manipulação; atividades relacionadas com o gerenciamento desses medicamentos, que incluem seleção, padronização e armazenamento; até a Farmácia Clínica, com participação do farmacêutico na equipe multiprofissional e monitoramento, detecção e avaliação de reações adversas, tornando-se um profissional corresponsável na qualidade de vida do paciente oncológico.

Vale lembrar que a produção e preparo dos medicamentos antineoplásicos é uma atividade privativa do farmacêutico, nesta etapa, a responsabilidade envolve a preservação das características físico-químicas do medicamento preparado e a qualidade durante todo processo de produção.

Além disso, o residente em Oncologia atua no gerenciamento de medicamentos antineoplásicos, e para isso deve ter conhecimento de protocolos terapêuticos e dos principais medicamentos utilizados como suporte na terapia é essencial para auxiliar na padronização e seleção.

Por isso mesmo que o papel do farmacêutico na oncologia vai muito além do preparo e produção de medicamentos antineoplásicos, envolve também a Farmácia Clínica, esta atividade promove uma maior interação do farmacêutico com o paciente e o com o prescritor, que envolve o aconselhamento e monitoramento da terapia farmacológica, sabendo que é um tratamento que resulta em reações adversas, e que deve ser orientado com a finalidade de garantir a adesão a farmacoterapia.

COMO É A ROTINA?

A rotina do residente em Oncologia inclui atividades administrativas com a participação nos processos de seleção, padronização, aquisição e armazenamento de medicamentos antineoplásicos; atividades clínicas, que inclui avaliação da prescrição médica, quanto à dose, compatibilidade de diluentes, estabilidade, interações com outros medicamentos, além de participação em reuniões multidisciplinares; e preparo dos medicamentos antineoplásicos. Nesta condição, algumas instituições realizam os rodízios entre os farmacêuticos como medida protetora à exposição.

Por Luana Bacelar – Residente SESAB em Oncologia
 

AGORA VOCÊ JÁ PODE ESCOLHER A SUA!

Trouxemos aqui, tudo que você precisa saber sobre as três principais Residências em Farmácia, é claro que a afinidade com a área é um dos fatores mais importantes na escolha da sua residência, mas essa descoberta não acontece de uma maneira mágica, por isso é essencial conhecer as diferentes áreas, o dia a dia profissional e as formas de ingressar nesse contexto.

A resposta para essa pergunta, na maioria das vezes está no equilíbrio, é importante que preste atenção nas matérias que mais gosta/gostou na faculdade mas é igualmente importante que conheça e esteja atento(a) para todas as possibilidades. 

Quer conhecer as outras áreas e as principais instituições, confira nosso artigo sobre COMO ESCOLHER A SUA RESIDÊNCIA EM FARMÁCIA

 

QUER SABER ONDE ENCONTRAR A RESIDÊNCIA DOS SEUS SONHOS?

Para entender quais instituições oferecem os melhores programas de Residência, nós também reunimos as melhores residências do Brasil, tendo como base o Balanço Completo das Residências 2020.

 

Já escolheu sua Residência ou ainda está escolhendo, mas já sabe que é esse o próximo passo na sua Carreira? Então se prepare com quem entende do assunto! Conheça nossos Preparatórios Online para Residências 2020!

A gente quer ver #VocêAprovado em 2020!!

 

rodape principais residencias.jpg (367 KB)