Concurso EBSERH 2020 – Top 10 dos assuntos mais cobrados na prova de fisioterapia

Fala, pessoal!

Antes de começar esse post temos uma pergunta: Dia 2 de Fevereiro é dia de?

Sim, de Iemanjá, mas também é dia de prova da EBSERH (EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES)!

Com o tão grande dia se aproximando, o focar no mais importante se torna essencial! E pensando nisso, vamos lembrar os 10 assuntos que mais cairam até hoje na prova!

Mas antes vamos lembrar itens importantes para garantir a aprovação!

Gif - Érika - Susto.gif (2.09 MB)

 

1) São mais de 1500 vagas para fisioterapeutas incluindo 7 diferentes áreas:

– Generalista

– Terapia Intensiva

– Terapia Intensiva Pediátrica

– Respiratória

– Saúde da Mulher

– Terapia Intensiva Adulto

– Terapia Intensiva Neonatal

 

2) O salário para Fisioterapeutas é de R$ 4.725,21 para uma carga horária de 30 horas semanais.

dinheiro.gif (2.52 MB)

3) A seleção será realizada em duas fases:

A Primeira Fase: será constituída de Prova Objetiva (P1) realizada no dia 09 de Fevereiro, nos municípios de Maceió, Manaus, Salvador, Fortaleza, Brasília, Vitória, Goiânia, São Luiz, Cuiabá, Dourados, Campo Grande, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Belém, Paraíba, João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Curitiba, Recife, Petrolina, Teresina, Rio de Janeiro, Niterói, Santa Cruz, Natal, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Florianópolis, São Carlos, Aracaju, Lagarto e Araguaína.
 
A Segunda Fase: Prova de títulos – Avaliação de títulos e Experiência Profissional.

 

Mas afinal,  o que mais é cobrado na prova?

  1. Ventilação mecânica

  2. Ventilação Não Invasiva

  3. Paralisia Cerebral

  4. Balance e Integração Sensorial

  5. Escalas de Avaliação

  6. Pós-operarório em procedimentos Ortopédicos

  7. Nervos Espinhais e Cranianos

  8. Correntes Terapêuticas e Laser

  9. Análise da Marcha

  10. Fisiologia do Sistema Respiratório

 

Quel tal treinar um pouco com questões da própria EBSERH?

1. Ventilação Mecânica

Entre os objetivos da fisioterapia no pós-operatório imediato, destacam-se o desmame precoce da ventilação mecânica, a melhora da oxigenação tecidual e a prevenção de complicações pulmonares, musculoesqueléticas e circulatórias.

( ) Correto ( ) Incorreto

Resolução: A fisioterapia no pós-operatório tem duração e frequência variadas, que vão depender das necessidades, preferência terapêutica e das condições clínicas do paciente. Diante do quadro, cabe ao fisioterapeuta restabelecer função e realizar a prevenção de alterações pertinentes ao pós-operatório. No pós-operatório cardíaco, o paciente pode cursar com alterações na mecânica pulmonar, no padrão respiratório, na troca gasosa, mecanismos de defesa pulmonar que podem interferir de modo direto nos sistemas citados acima, repercutindo na funcionalidade do paciente.

Resposta: CORRETA.

 

2. Ventilação não invasiva

Nos casos em apreço, o recurso de ventilação não invasiva tem indicação em virtude de ela reduzir a pré-carga.

( ) Correto ( ) Incorreto

Resolução: Na ventilação não invasiva (VNI), o CPAP ou BiPAP são modos ventilatórios empregados com frequência para o suporte ventilatório não invasivo dos pacientes com EAP. Fornecendo pressão constante durante a inspiração e a expiração, aumentando a capacidade funcional residual e abrindo os alvéolos colapsados ou pouco ventilados, esse método diminui o shunt intrapulmonar, gerando melhora da oxigenação, aumentando a capacidade residual funcional (CRF), diminuindo o trabalho respiratório e melhorando a complacência pulmonar. Os efeitos da ventilação ocorrem no sistema cardiorrespiratório, elevando a pressão transpulmonar com melhora do retorno venoso e, consequentemente, da pré-carga.

Resposta: CORRETA.

3) Paralisia Cerebral

Na criança com Paralisia Cerebral (PC) deambuladora domiciliar, com escoliose espástica, evidenciamos que a mesma não é influenciada pela(o):

A) espasticidade grave e assimétrica da musculatura paravertebral

B) astereognosia dos membros superiores

C) luxação do quadril
D) capacidade ambulatória
E) obliquidade pélvica

Resolução: A astereognosia é a perda da capacidade de reconhecer os objetos através do tato.

Resposta: B

 

4) Balance e Integração Sensorial

Um paciente vítima de AVC e que tenha desenvolvido a síndrome de Pusher deve ser tratado com ampla oferta de estímulos sensoriais externos, considerando-se que o sistema de retroalimentação interna é deficiente nessa síndrome e que, portanto, apenas o uso de um comando verbal para
sua correção postural seria pouco eficaz.

( ) Correto ( ) Incorreto

Resolução: O enunciado apresenta de forma correta características presentes na síndrome de Pusher. Sobre os estímulos ofertados para esses pacientes, a literatura  aponta conscientização do postural inadequado, treino utilizando elementos no ambiente, como pistas para auxiliar na correção do alinhamento corporal, estimulação somatossensorial, treino dos movimentos com objetivo de atingir postura adequada, manutenção da postura correta na participação de atividade associada, transferência de peso nas posturas sentada para de pé, usando o membro não acometido
como apoio.

Resposta: CORRETA.

 

5) Escalas de Avaliação

Na escala de Ramsay, que avalia o grau de sedação dos pacientes em UTI, o paciente sedadque responde apenas a comandos é classificado no nível 6.

( ) Correto ( ) Incorreto

Resolução: Pacientes sedados que respondem apenas a comandos são pontuados em 3 na escala de Ramsay. A pontuação 6 representa indivíduo completamente sedado, sem responder a estímulos sonoros e dolorosos.

Resposta: INCORRETO.

6) Pós-operarório em procedimentos Ortopédicos

Assinale a alternativa correta. Paciente com fratura diafisária de tíbia esquerda que evoluiu com síndromecompartimental tratado com fasciotomia. O procedimento fisioterapêutico que pode ser feito após 48 horas é:

A) posicionamento dos membros inferiores em Trendelenburg para evitar retrações e exercícios respiratórios.
B) posicionamento dos pés a 90o para evitar retrações, deambulação imediata.

C) posicionamento do pé esquerdo a 90o para evitar retrações, mobilização leve de tornozelo.
D) eletroanalgesia, posicionamento em Trendelenburg.

E) compressa de gelo para diminuir edema, posicionamento dos membros inferiores em 90o de flexão de joelhos e 90o de tornozelos.

Alternativa C: CORRETA.

O enunciado apresenta de forma correta procedimentos da fisioterapia que podem ser realizados nesses quadros dentro do período estabelecido. A cinesioterapia ativa/resistida do membro contralateral também é recomendada.

7) Nervos Espinhais e Cranianos

Correlacione corretamente os pares de nervos cranianos e seus componentes aferentes motores e sensitivos (sensoriais).
(1) Olfatório.
(2) Oculomotor.
(3) Facial.

(4) Acessório.
(5) Vago.
(A) Motores.
(B) Sensitivos (sensoriais).
(C) Mistos.

A correlação correta se estabelece em:
A) 1B, 2C, 3A, 4C, 5B
B) 1A, 2C, 3C, 4A, 5B
C) 1C, 2B, 3C, 4A, 5C
D) 1B, 2A, 3A, 4C, 5C
E) 1B, 2A, 3C, 4A, 5C

Alternativa E: Correta.

O enunciado correlaciona corretamente todos os nervos listados com seus componentes aferentes.

8) Correntes Terapêuticas e Laser

A estimulação com 20 mA e 5μs não é perceptível.

( ) Correto ( ) Incorreto

 

Resolução: Estimulações abaixo do nível sensorial, descritas como subsensoriais, não são percebidas pelo paciente por não chegarem a despolarizar a membrana dos receptores sensoriais. Estimulações de baixa intensidade e rápida duração utilizando correntes alternadas, chamadas de estimulação por microcorrentes, são utilizadas com objetivo de acelerar o metabolismo celular, estimular processos de reparo e regeneração celular, equilibrar o pH da região estimulada e aumentar a síntese de proteínas e colágeno local.

Resposta: CORRETO.

 

9) Análise da Marcha

Durante a marcha, o complexo do tornozelo e pé realiza movimentos denominados mecanismos de rolamento. Há três ações musculares para manter a integridade desses mecanismos. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

No primeiro mecanismo de rolamento – a queda controlada do pé do contato inicial até a resposta à carga, a ação concêntrica domúsculos dorsiflexores é responsável pela flexão plantar.

( ) Correto ( ) Incorreto

Resolução: Dorsiflexão é o movimento caracterizado pela aproximação do dorso do pé em direção à perna, realizado pela contração concêntrica dos dorsiflexores. Durante a queda controlada do pé na fase de contato inicial até à fase de resposta à carga, caracterizando a plantiflexão, o movimento é controlado pela ação excêntrica dos músculos dorsiflexores do pé.

Resposta: INCORRETA.

E aí, pessoal, gostaram do conteúdo?! 

Foquem no que é importante, fiquem tranquilos e confiem em vocês! 

Suzana Vieira.gif (2.11 MB)

 

Quer ficar por dentro de tudo o você precisa para a prova da EBSERH? Saiba mais!