Pós-graduação em ortodontia: entrevista com a coordenadora

coordenadora pos graduacao em ortodontia sanar

 

A Ortodontia é uma das especialidades mais antigas da Odontologia, considerada responsável pelo começo de todo e qualquer tratamento que venha a ser feito no paciente.

Essa área, que cuida das funções dento-faciais do indivíduo, contribui para a melhora da mastigação, facilidade da limpeza e consequente prevenção a doenças e perdas dentais. Não é por acaso que é também uma das áreas mais importantes e valorizadas dentro das especialidades possíveis na Odontologia!

Entrevistamos para esse artigo a Coordenadora de Pós-graduação em Odontologia da Sanar Saúde, a Professora Josenita Nascimento. Falamos sobre Ortodontia e alguns desafios que foram levados em conta durante a criação da nossa Especialização. 

1- Olá, Jô, como vai? Nos fale um pouco sobre a Ortodontia, de uma maneira geral. Ainda é uma Especialização relevante no país?

Eu gosto de comparar a Ortodontia à construção de uma casa. A Ortodontia é a fundação. Por mais bonita que seja a casa, se ela não estiver bem alicerçada, a vida últil dela vai ser cada vez menor. O mesmo com ortodontia. A estética na odontologia evoluiu muito, porém, se os dentes onde se aplicam as técnicas estéticas não estiverem bem alicerçados, ou seja, na posição correta, tudo isso surte menos efeito. A ortodontia é sempre a especialidade raiz, por onde todo mundo deveria começar. Todo tratamento deve considerar seriamente a avaliação da posição dos dentes. Nenhum profissional pode deixar isso de lado.

Eu escolhi a ortodontia há 20 anos. Eu  já achava e continuo achando a ortodontia uma especialidade extremamente atual e relevante. Por mais avanços que exista, a ortodontia é necessária. A ortondia evoluiu hoje com mais tecnologia e recursos digitais. Ela não é mais sinônimo de brackets colados nos dentes. A gente já tem outras formas de moldar a posição dos dentes e seguindo uma linha muito menos invasiva.

Além dessas melhorias e atualizações, e talvez por consequência delas,  há também uma atualização de público. Hoje nos consultórios temos muitos mais pacientes da terceira idade, o que é maravilhoso.

Portanto, a relevância da Ortodontia no mundo é importante! Mas no Brasil, em especial, isso é muito forte. Em nenhum outro lugar no mundo há tanto interesse em se ter um sorriso bonito. Esse é um item de desejo da maioria dos brasileiros.

2- Quais as habilidades esperadas para que um dentista seja um bom ortodontista?

As habilidades que se espera são muito baseadas em “softs skills”, são habilidades que vão além das técnicas, mas são também comportamentais. A gente vê cada vez mais a valorização das habilidades comportamentais. Colaboração, comunicação, criatividade, trabalho em equipe… são todas habilidades já prescritas pelo Forum Economico mundial e que ajudam a agregar valor ao profissional de hoje em dia.

Queremos profissionais empreendedores, que valorizem suas capacidades, criem coisas novas, sejam líderes. E esse é um dos diferenciais do nosso curso, pois também incentivamos essas habilidades que vão além das competências técnicas, até porque as habilidades técnicas são desenvolvidas ao longo dos meses de curso, em nossas aulas práticas em Salvador ou São Paulo.

3- Quais os diferenciais da Especialização da Sanar?

Temos muitas. Não é à toa que estamos entre as 50 startups que vão mudar o Brasil, segundo a revista Exame. A gente mistura tecnologia e inovação com conhecimento acadêmico. Somos facilitadores de carreiras  e acreditamos muito niso.

Do ponto de vista pedagógico, a gente deu um banho de tecnologia em tudo que já existia de conteúdo. Todas as nossas aulas acabaram de ser gravadas, não tem nada antigo ou ultrapassado, o material é super atualizado e inclui tudo o que tem de mais novo em Ortodontia. Temos aulas com principios de aprendizagem avançada, como o microlearning, por isso aulas de 20 minutos, que não deixam os alunos perderem a atenção.

Depois da aula temos aprofundamento de conteúdo, através de fluxos e materiais complementares. Em Ortodontia são 6 livros com materiais complementares que são enviados aos alunos, ou seja, a possbilidade de aprofundar é enorme.

Usamos também quizes para fixar o conteúdo, muitos artigos de referência… enfim, fizemos tudo novo, não nos prendemos a nada antigo que já existia. A nossa proposta era nos adequar ao momento da carreira de cada profissional. Temos Masterclass, presença digital forte, eventos online. Estamos adequados para esse tempo e esperamos alunos que estejam com o mesmo propósito que o nosso.

4- A ortodontia é promissora, do ponto de vista financeiro? 

A ortodontia, do ponto de vista financeiro, sempre será muito interessante, desde que cada profissional assuma as rédeas da sua carreira. E isso vale pra qualquer área e especialização.E isso a gente procura desenvolver em nossos alunos, o protagonismo em sua carreira.

5- Essa formação é suficiente para que o profissional já comece a atender, ou é necessário algo complementar?

Nossa Especialização atende a todos os requisitos para que voce possa sair e atender pacientes sim. É claro que o nível de dedicação de cada aluno é que dita o seu preparo para iniciar seus atendimentos. Mas não é necessário nenhuma formação complementar.

É válido lembrar que em Odontologia as áreas de Especialização se completam, então, um profissional nunca deve considerar que o seu estudo está finalizado, pois novas tecnologias surgem a todo momento e essa busca não deve parar.

Assuntos de interesse: