Você sabe qual a diferença entre Multidisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar?
Este é um tema muito necessário. Todos que trabalham em equipe precisam entender a diferença entre estes conceitos.
Por qual motivo? Por estarem intrinsecamente ligados ao processo de trabalho dos profissionais de saúde, principalmente aqueles que não labutam “isoladamente” e sim necessitam dos saberes de outros para que os resultados sejam alcançados.
Vamos aos conceitos?
CONHEÇA O NOSSO MAPA DE RESIDÊNCIAS E CONFIRA O EDITAL ABERTO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ!
Multidisciplinaridade:
Segundo (Bruscato et al, 2004) o trabalho da equipe multidisciplinar visa avaliar o paciente de maneira independente e executando seus planos de tratamento como uma “camada adicional” de serviços. Logo, não há um trabalho coordenado por parte dessa equipe e uma identidade grupal. O médico, em geral, é responsável pela decisão do tratamento, e os outros profissionais vão se adequar a demanda do paciente e as decisões do médico referente a este;
Interdisciplinaridade:
A abordagem em equipe deve ser comum a toda a assistência à saúde. Isso porque o principal aspecto positivo da atuação em equipe interdisciplinar é a possibilidade de colaboração de várias especialidades que denotam conhecimentos e qualificações distintas. Assim, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcance a amplitude do ser humano, transcendendo a noção de conceito de saúde. (Campos,1995).
SAIBA COMO SE PREPARAR PARA PROVAS DE CONCURSOS E RESIDÊNCIAS NA ÁREA DA SÁUDE!
Transdiciplinaridade:
A transdisciplinaridade acena uma mudança. Ela tenta suprir uma anomalia do sistema anterior, não destrói o antigo, apenas é mais aberta, mais ampla. A necessidade da transdisciplinaridade decorre do desenvolvimento dos conhecimentos, da cultura e da complexidade humana. Essa nova complexidade exige tecer os laços entre a genética, o biológico, o psicológico, a sociedade, com a parte espiritual ou o sagrado devendo também ser reconhecidos. É uma epistemologia, uma metodologia proveniente do caminho científico contemporâneo, adaptado, portanto, aos movimentos societários atuais (PAUL, 2005).
A transdisciplinaridade se preocupa com uma interação entre as disciplinas, promove um diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e seus dispositivos, visa cooperação entre as diferentes áreas, contato entre essas disciplinas (IRIBARYY, 2003).
Matérias Relacionadas:
+ Saiba 3 passos para fazer uma redação Nota 10 em Concursos!
+ Residência Multiprofissional em Saúde: O que é e Como fazer?
+ Entenda tudo sobre Legislação do SUS e passe em qualquer prova!