O que a sua escolha de residência em enfermagem tem a dizer sobre você!

 

Sabemos que a escolha da residência é um processo tão complicado quanto a escolha da profissão, e podemos até ter uma ideia da área em que queremos nos especializar, mas sempre fica aquela dúvida se a área escolhida realmente tem a ver com a nossa personalidade, não acha?! Então, eu trouxe aqui para vocês as principais especialidades abordadas nas grandes residências do país e a personalidade dos profissionais que escolhem seguir carreira nessa área! Vamos ver qual residência mais combina com você?!

 

Saúde da Criança

As aulas de saúde da criança na faculdade eram as melhores?! Então essa é a sua escolha, colega. Você tem uma facilidade enorme com crianças e elas se sentem super à vontade com você. Você sabe tudo sobre aleitamento materno, desenvolvimento infantil e calendário nacional de imunização! E sabe do que mais? Esses assuntos são moleza pra você! Você é aquele profissional que entende que trabalhar com crianças não é fácil, mas que é preciso e que os pequenos merecem a melhor assistência possível! Então você é uma pessoa comprometida, paciente, responsável, acolhedora e muito divertida! A saúde das crianças só tem a ganhar com alguém como você!

 

Saúde Mental

Já vamos começar dizendo que paradigmas e preconceitos não existem no seu vocabulário! Você é aquele profissional que nas aulas de saúde mental, estava completamente engajado com o entendimento do ser humano e suas alterações psicológicas. Você acredita fielmente na multidisciplinaridade do cuidado e irá contribui muito para esse tipo de tratamento ao seu paciente, portanto, trabalho em equipe é com você! Além disso, você tem a mente aberta e a dedicação para entender e acolher seus pacientes respeitando as suas particularidades e desafios! Você é uma pessoa que está em constante evolução! Parabéns pela escolha e seja bem-vindo a área de saúde mental!

 

Saúde do Idoso

Gerontologia é o seu negócio?! Então, com certeza, você escolheu especializar-se em saúde do idoso! Já percebemos que você está super antenado com os gráficos de envelhecimento mundial e já se antecipou para garantir seu lugar nesse mercado de trabalho em expansão! Você é uma pessoa atenciosa, minimalista e presta especial atenção aos detalhes, tudo relacionado ao seu paciente e ao ambiente em que ele se encontra vai influenciar no seu processo de cuidado. Você consegue empatizar com aqueles que estão no final da sua jornada de vida e que precisam dos seus cuidados para continuarem suas atividades básicas diárias com saúde e dignidade. A saúde do idoso é mesmo um caminho tomado por pessoas com um coração enorme e muita dedicação! Bem-vindos à área da gerontologia!

 

Saúde da Família e Coletiva

Já vi que Atenção Primária é a sua onda! Então, você escolheu Saúde da Família ou Saúde Coletiva? Já vi aqui que você adora o SUS! Políticas de atenção à saúde, epidemiologia, enfermagem ambulatorial são assuntos que estão sempre ao seu redor! Você foi aquele aluno que a cada congresso ou palestra sobre esses assuntos, já estava na primeira fileira e feliz da vida! A sua escolha diz que você é uma pessoa que entende a necessidade do cuidado integral e comunitário, sabe também, que a nossa saúde depende de fatores que vão além do nosso corpo ou organismo e é exatamente isso que você vai priorizar. Sabe o ditado, “melhor prevenir do que remediar”, esse é o seu foco! Prevenção e promoção da saúde é o que você mais gosta. Você é uma pessoa observadora, sua anamnese é excelente e sua boa comunicação e simpatia levam a qualquer pessoa se sentir super à vontade com você! Boa sorte em seu caminho para a área de Saúde da Família e Coletiva!

 

Enfermagem Obstétrica

Pronto, agora chegamos aos amantes da ocitocina! Você escolheu enfermagem obstétrica?! Nem preciso dizer o quanto você ama saúde da mulher e entende que esse momento é mais do que especial, e claro, você quer ser parte dele! Você é aquela que vai defender o parto humanizado, que lutará contra a violência obstétrica, que vai acolher e direcionar a mulher por toda essa trajetória da melhor forma possível! Nem preciso falar que você compareceu a todas as palestras e simpósios sobre parto, aleitamento materno, pré-natal e sabe de cor e salteado a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher! Você é uma pessoa carinhosa, dedicada, responsável e acolhedora. Seu jeitinho calmo e tranquilo fará com que todas as suas pacientes se sintam abraçadas para enfrentar esse grande momento em suas vidas! A enfermagem obstétrica só tem a ganhar com a sua escolha, parabéns!

 

Unidade de Terapia Intensiva

Se você chegou aqui, é porque já tem a sua escolha muito bem pensada! Enfermeiros intensivistas são aqueles que estão de olho em tudo! É um olho no paciente, outro na monitorização, outro na evolução, outro na equipe e assim a assistência intensiva acontece. A UTI é lugar para pessoas dinâmicas, responsáveis, dedicadas e atentas aos detalhes, então, se você escolheu a UTI como carreira na enfermagem, tenho certeza que você é assim! Nas aulas de enfermagem clínica você estava lá na primeira cadeira, cada novidade em equipamentos, procedimentos e está por dentro das inovações para melhorar a qualidade da assistência ao seu paciente e constantemente se aperfeiçoando. A UTI é lugar para pessoas como você, que pensam em tudo de forma rápida, objetiva e direta! Pode ter certeza que seus pacientes só terão a ganhar com a sua escolha. Seja bem-vindo aos cuidados intensivos, seja bem-vindo a área de UTI!

 

Urgência e Emergência

Sabe aquela tensão que todo mundo tem quando acontece algo sério, aquele medo, aquele frio na barriga?! Você simplesmente não tem! Escolheu a emergência?! Então você é um profissional rápido, com o entendimento do seu paciente na ponta da língua, que já sabe o que fazer e não mede esforços para isso. Você sabe tudo sobre suporte básico e avançado de vida, conhece todas as medicações e seus efeitos e está preparado para qualquer eventualidade! O emergencista é assim, atento aos detalhes, objetivo, calmo e bastante responsável. Nada engana seus olhos, então cada sinal ou sintoma é observado por eles. Tenho certeza que você será muito bem-sucedido na emergência. Sua escolha mostra que você é uma pessoa analítica e preparada. Boa sorte e saiba que a área de urgência e emergência só tem a ganhar com você!

Centro Cirúrgico

Escolheu o Centro Cirúrgico?! Então, você é aquele que mais sabe de segurança do paciente, checklist de cirurgia segura, tudo sobre controle de infecção e tempos cirúrgicos! O enfermeiro do centro cirúrgico é aquele que está em todos os momentos da cirurgia, então, você vai ter que saber sobre todo o procedimento que o seu paciente vai fazer para que as suas recomendações sejam as melhores! O profissional de centro cirúrgico é aquele que está por dentro de todas as inovações, que cola com a equipe e se faz o tempo todo necessário e prestativo! Tenho certeza que você é uma pessoa atenta aos detalhes, que adora trabalhar em equipe, muito responsável e perfeccionista! O centro cirúrgico de qualquer hospital só tem a ganhar com você! Boa sorte na área das cirurgias!

 

Agora que você já sabe o que pretende fazer, que tal conferir o nosso mapa de residências e escolher qual a instituição que oferece a residência para a sua área de escolha?

Aproveite também e comece já a se preparar para a residência dos seus sonhos com a Sanar, nossos cursos são a chave para a sua aprovação!

Bons Estudos!