SAÚDE DA CRIANÇA
Você tem tendência a se dar bem com crianças e elas se sentem à vontade com você. Na faculdade, as aulas de pediatria não eram um fardo e apesar da carga horária extensa, você sabe o significado do que seja “Etapas de desenvolvimento, escalas de desenvolvimento e a diferença entre paralisia cerebral e traumatismo crânio-encefálico” Você é criativo(a) e sabe como associar brincadeiras com evolução de tratamento. Você se vê a longo prazo em meio aos pequenos e o olhos brilham quando a residência de tal especialidade abre.
ONCOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS
Você tem um controle emocional admirável e a empatia é uma das suas principais características. Caso não tenha tido contato com a disciplina na faculdade, observou a necessidade de uma abordagem teórica para um aprofundamento prático. Deu uma pesquisada sobre o que seria cuidados paliativos e consegue associar a importância da Fisioterapia nesse período. Você se interessa pelo novo! Novas terapia, tecnologias… O câncer ainda representa um estigma muito grande na sociedade, quase um sinônimo de morte, porém cabe ao profissional da Oncologia procurar ser a ajuda necessária nesse momento tão delicado.
SAÚDE COLETIVA E SAÚDE DA FAMÍLIA
Ah, 3 letras que te descrevem: SUS! Rede SUS, Atenção Primária em Saúde e Rede de Sistema Público foram do seu interesse desde aquele primeiro contato com o tema no início do curso. Você já ouviu falar da Lei 80.080/90 e características dos processos geradores dos problemas e questões de saúde, suas relações com a organização social e as alternativas de solução, funções de coordenação, organização, planejamento e gestão em saúde despertam seu interesse de alguma forma. O residente dessa área deve associar conhecimento técnico de qualidade com habilidades que lhe garantam autonomia decisória e criatividade gerencial frente a enorme diversidade e complexidade das realidades locais.
TERAPIA INTENSIVA E EMERGÊNCIA
Aquela matéria de Pneumofuncional despertou uma pulguinha atrás da sua orelha e aquele “Por que não?” surgiu. Mais lá na frente, na matéria de UTI essa pulga pulou e te fez ficar mais perto da certeza do que na dúvida em relação a sua escolha para residência. Você sabe a diferença de CPAP, BiPAP e PSV e imaginar aqueles “bipes” dos aparelhos ou em mexer no ventilador não te assusta tanto. Você gosta de resultado a curto prazo e resposta imediata a intervenções. Compreende os malefícios que o imobilismo traz e não fica acuado com o significado popular que a “UTI” traz.
NEUROLOGIA E NEUROFUNCIONAL
AVC, Controle Postural, lesão Medular, reflexos… São temas que despertam seu interesse. Seus colegas comentavam o quanto a matéria de Neurologia era “puxada”, mas você era um daqueles que lia com prazer. Você gosta de se atualizar e artigos científicos são sua principal fonte de pesquisa, afinal, como as sinapses não param, a Neuro, também não! Caso tenha tido contato com algum desses pacientes, se admira com o fato da fisioterapia melhorar de forma mais do que significativa a qualidade de vida desses pacientes e empatia e simpatia te representam muito bem.
SAÚDE DO IDOSO
Você se considera uma pessoa calma, paciente e tem um respeito todo especial pelos mais velhos. Acredita que velhice não é sinônimo de doença e a disciplina de Geriatria e Gerontologia te despertou um interesse a mais pelo assunto. Sabe da importância de promoção da saúde e prevenção de doenças e claro que já deu uma lida sobre Equilíbrio, Romberg, Parkinson e Alzheimer e não confunde os últimos dois termos (hahaha, mentira, acontece…) Tem um raciocínio clínico admirável e consegue colocar em prática o que foi visto em abordagem teórica.
Agora que você já conheceu um pouquinho mais do perfil da sua área, que tal localizar a residência dos seus sonhos no nosso Mapa de Residências?
Clique aqui para começar a se preparar para a Residência da sua escolha com nossos cursos!