O que é uma UAN, Unidade de Alimentação e Nutrição?

O termo UAN significa Unidade de Alimentação e Nutrição, uma unidade de trabalho que desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição, que deve garantir uma alimentação segura e adequada, seguindo as recomendações da vigilância sanitária. Recomendações estruturais do local e recomendações dos profissionais que desempenham as atividades e manipulam os alimentos.

 

Em outras palavras, a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é o conjunto de áreas com o objetivo de operacionalizar o provimento nutricional e de coletividades.  

 

As UANs podem estar estabelecidas em complexos industriais, empresas, escolas e hospitais sob diversas formas de gerenciamento.

 

Atividades da UAN:

  • Institucionais, ou seja, aquelas situadas dentro de empresas, escolas e outras, cuja demanda de clientes é fixa;
  • Comerciais, aquelas representadas por restaurantes abertos ao público;
  • Hotéis;
  • Comissárias ou caterings;
  • Cozinha dos estabelecimentos assistenciais de saúde.

 

Formas de Gerenciamento das UANs:

  • Autogestão:

A própria empresa possui e gerencia a UAN, produzindo refeições que serve aos seus funcionários;

  • Concessão:

A empresa cede seu espaço de produção e distribuição para uma particular ou para uma empresa especializada em administração de restaurantes, livrando-se dos encargos da gestão da UAN;

  • Misto:

a adoção dos tipos de contratos.

 

Modalidades Serviço Terceirizado:

  • Refeições convênio:

Existem convênios com restaurantes comerciais, onde através de um ticket custeado pela empresa, o funcionário faz a refeição.

  • Refeições transportadas:

A contratante fornece o local para a distribuição e a concessionária fornece a refeição.

  • Comodato:

A concessionária contratada utiliza as instalações da contratante.


DOMINE A ÁREA DA ALIMENTAÇÃO COLETIVA !


Ao nutricionista, por ser o Responsável Técnico (RT) da UAN, cabem as funções de planejamento, organização, direção, supervisão e avaliação, de acordo com os incisos II, VI e VII do artigo 3°; incisos II, IV, IX e X e parágrafo único do artigo 4°, da Lei n° 8.234/91.

 

O nutricionista precisa ter uma abordagem sobre princípios administrativos, fazendo-se necessária uma abordagem sobre as funções administrativas que compõem o processo, que são: planejamento, organização, direção e controle.  

 

Bem como, domínio dos processos que ocorrem durante a produção dos alimentos e suas etapas de preparo. Seguindo as recomendações da Vigilância Sanitária, tanto para as características estruturais da unidade (paredes, iluminação, bancadas, utensílios etc), tanto para os colaboradores e profissionais da UAN.

 

Para a montagem de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, são necessários, cálculos matemáticos, que relacionam a quantidade de refeições por períodos, a quantidade de pessoas que são atendidas por essas unidades, dentre outros. Esses cálculos envolvem tabelas, legislação e irão definir  o tamanho da unidade. Além disso é preciso ter o conhecimento técnico sobre a legislação e sobre as etapas de produção do alimento.

Entenda melhor  sobre esse conteúdo no Livro Alimentação Coletiva e Microbiologia de Alimentos. Encontre todas as informações sobre uma UAN (UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO) e muito mais!


Matérias Relacionadas: 

Micronutrientes, o que você precisa saber! 

Avaliação nutricional: importância, métodos e técnicas

Doenças Inflamatórias Intestinais

Concursos em Nutrição: A carreira do Nutricionista nas Forças Armadas