Concursos públicos em 2019 o que esperar?
Adeus ano velho, felicíssimo ano novo, concurseiros!
Se 2018 foi meia-boca para quem anseia por uma vaga no serviço público, 2019 tem tudo para compensar o vazio que o governo federal deixou. Tudo isso porque está autorizada a contratação de até 40.632 servidores via concurso público – seja para ocupar cargos já existentes e vagos ou para substituir os terceirizados. É o dobro do que foi oferecido em 2018, segundo uma reportagem publicada no G1.
Apesar do anúncio, o Ministério do Planejamento afirmou que o Poder Executivo segue com concursos restritos, em razão do ajuste fiscal. De qualquer forma, dentro das 40 mil vagas que podem ser preenchidas, 36 mil são para cargos civis, 230 para substituição de terceirizados, 2.320 para efetivo militar e 2.026 para policiais civis, militares e bombeiros no Distrito Federal.
Um cenário otimista também alcança o Judiciário e o Legislativo. Está previsto o provimento de 1.916 cargos para o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e Conselho Nacional de Justiça. Para o Legislativo, são 130 cargos, respectivamente destinadas para o Tribunal de Contas da União, Senado Federal e Câmara dos Deputados.
Há ainda 12 cargos para o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público, e 455 para a Defensoria Pública da União. Quanto à criação de vagas, serão 677 no Judiciário e 1.582 na DPU.
Que tal começar a planejar suas metas de ano novo com a Sanar?
Veja mais:
Odontologia: A Carreira nos Tribunais Judiciários
10 motivos para estar nas Forças Armadas e como se preparar