Residência Multiprofissional: As 10 instituições com mais chances de aprovação

Certamente, encontramos na lógica uma razão para acreditarmos que quanto mais vagas são oferecidas num processo seletivo, mais chances teremos de conquistar um lugar naquele sol.

Talvez você já tenha se pego pensando nisso, principalmente em quais residências você poderia garantir a aprovação pelo número de oportunidades que são oferecidas. 

Então, residente, esse é seu post da sorte! Listamos as 10 residências multiprofissionais com mais chances de aprovação. Vem com a gente!

Saiba o que é residência multiprofissional

Universidade de Pernambuco
Essa é a seleção que costuma aceitar inscrições entre outubro e dezembro, e no ano de 2017 ofereceu 356 vagas para os programas de residência nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional. As vagas contemplavam formações em enfermagem, odontologia, farmácia, fisioterapia, nutrição, psicologia, saúde coletiva e medicina veterinária. No edital passado, as etapas de seleção foram prova escrita com 50 questões de múltipla escolha e análise curricular (veja detalhes aqui). 

Escola de Saúde Pública do Ceará
Fundada há 25 anos, para desenvolver atividades de capacitação e educação continuada para o sistema de saúde do estado do Ceará, a ESP-CE oferece programas de Residência Multiprofissional com ênfase em neonatologia, enfermagem obstétrica, pediatria, pediatria, infectologia, neurologia e neurocirurgia, cardiopneumologia, urgência e emergência, cancerologia, saúde da família e comunidade, saúde mental coletiva. As modalidades são multiprofissional e uniprofissional e você pode se preparar para essa residência com os melhores cursos online, apostilas e livros preparatórios de Saúde Pública clicando aqui!

Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência (Fundatec)
A Fundatec costuma abrir o processo seletivo nos meses de setembro e outubro. No ano de 2017, foram 206 vagas para os programas de residência em área profissional da saúde em diferentes programas, contemplando os residentes formados em enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia. As vagas foram divididas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 

Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)
As oportunidades na Sesab são várias, em programas diversos. As inscrições costumam acontecer nos últimos meses do ano, então é bom conhecer as oportunidades que podem estar disponíveis na próxima seleção.

Foram oferecidas vagas para os programas de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, nas áreas de saúde do adulto, saúde da criança e saúde mental; nas áreas de saúde da família, oncologia, nutrição clínica e terapia intensiva; Residência em Nutrição Clínica, nas áreas de pediatria e terapia intensiva; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, na área de doenças cardiovasculares; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, na área de planejamento e gestão em saúde; e Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Vigilância em Saúde, em Saúde da Criança e do Adolescente, em Urgências, em Clínica da Pessoa e da Família, em Saúde da Pessoa Idosa.

Também houve oferta em programas profissionais em Neurologia, Nutrição Clínica, Fisioterapia Hospitalar Neonatal e Pediátrica, em Terapia Intensiva e Emergência e em Reabilitação Neurofuncional; em Enfermagem Obstétrica, em Enfermagem em Terapia Intensiva, e em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. As vagas se distribuíam entre as cidades de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Juazeiro e outros municípios baianos. Veja aqui uma super estratégia de preparação para a seleção da Sesab!

Secretaria Municipal de Saúde do Distrito Federal
A seleção de residentes a Secretaria de Saúde do Distrito Federal é direcionada para os programas uniprofissional, em enfermagem e odontologia, e multiprofissional, no qual a diversidade é maior. Profissionais da enfermagem, fisioterapia, nutrição, farmácia, psicologia e odontologia podem se candidatar aos programas de oncologia, atenção cardíaca, saúde da criança, saúde da família, saúde do adulto e do idoso, saúde mental, saúde mental infantojuvenil, terapia intensiva, urgência e trauma e gestão de políticas públicas para a saúde.

Essa seleção tem alguns diferenciais, como o auxílio-moradia no valor de R$ 990. A prova também é peculiar: no ano de 2017, foram 120 proposições que deveriam ser marcadas como certas ou erradas. 

Se prepare para residências com a Sanar!
Adquira os melhores produtos do mercado 
Você sabe PLANEJAR os seus estudos? Aprenda agora 
Qual o melhor plano de estudo? 

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
As inscrições para a Residência Multiprofissional da Unifesp costumam acontecer entre os meses de outubro e novembro. Na seleção para o ano letivo de 2018, foram oferecidas vagas nos programas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano, Cardiologia, Cuidados Intensivos de Adultos, Envelhecimento, Oncologia, Oncologia Pediátrica, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Transplante e Captação de Órgãos, Urgência e Emergência, Distúrbios Respiratórios Clínicos e Cirúrgicos, Ortopedia e Traumatologia, Rede de Atenção Psicossocial, Enfermagem Neonatológica e Enfermagem Obstétrica.

As áreas de formação contempladas foram: enfermagem, nutrição, psicologia, farmácia, odontologia e fisioterapia. Ainda não foram abertas inscrições para o ano letivo de 2019, mas você pode se antecipar e começar a se preparar com a Sanar. Veja aqui como!

USP
Assim como na seleção passada, a USP oferece para o ano letivo de 2019 oportunidade de ingresso em programas de Residência Multiprofissional que contemplavam profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, psicologia, odontologia e nutrição. As aulas acontecem nos hospitais vinculados à USP, como Hospital Universitário, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, e nas faculdades de Medicina, Odontologia, Ciências Farmacêuticas e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.

As provas acontecem no mês de setembro. Inclusive, quem já estiver inscrito no processo seletivo pode estudar com a Sanar nessa reta final: ODONTOLOGIA | FISIOTERAPIA | PSICOLOGIA | NUTRIÇÃO.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Os programas de residência da UFRN acontecem na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e na Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC). As inscrições para o ano letivo de 2019 estão abertas!

Assim como em 2018, são oferecidas vagas nos programas de Atenção à Saúde da Criança, Terapia Intensiva do Adulto, Cardiologia, Terapia Intensiva Neonatal, Assistência Materno-Infantil, Atenção Básica. São contempladas as formações em enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e medicina veterinária. 

Hospital Sírio Libanês
As inscrições para os programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional do Hospital Sírio Libanês estão abertas até o dia 10 de outubro, já para entrada no ano letivo de 2019. As vagas são para os programas de Cuidado ao Paciente Crítico, Cuidado ao Paciente Oncológico, Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde, e Residência no Cuidado à Saúde da Criança. O edital aberto contempla formações em enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

A prova objetiva, composta por 75 questões, é aplicada em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Na segunda fase, será realizada uma prova prática no Sírio Libanês e uma entrevista com análise e arguição de curriculum vitae.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)
No ano de 2017, a UniRio abriu processo seletivo para Residência Uniprofissional para formação em Enfermagem, nos programas de Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral, Cardiologia, Ortopedia, Pediatria e Oncologia. A seleção ocorreu por meio de provas objetiva e discursiva, sendo a primeira com 10 questões sobre o SUS e 40 sobre conhecimentos de enfermagem.

Já a prova discursiva foi composta por duas questões sobre conhecimentos específicos.

Se essa residência é a do seu interesse, você pode se preparar aqui na Sanar, com questões comentadas, cinco volumes de manuais e curso preparatório

blog-rodape_resid-2020.jpg (367 KB)

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?