6 dicas de Legislação do SUS para prova de Residência em Medicina Veterinária

Apesar da especialidade, as provas de Residência em Medicina Veterinária têm questões de conhecimentos gerais, como aqueles relacionados à Saúde Pública, Língua Portuguesa e ao Sistema Único de Saúde (SUS). Estudar os códigos relacionados a este último tópico pode parecer trabalhoso, mas com nosso passo a passo você vai desconstruir essa impressão. Vamos lá?

1. Conheça o passado

Ainda que este tema não conste no edital, estude a contextualização histórica do SUS. Isso te ajudará a entender como era antes e o que o sistema se tornou hoje.

2. Um assunto por vez

Organize seu material de estudo em ordem cronológica. Ou seja, inicie do marco jurídico do SUS – a Constituição de 1988 e regulamentação em 1990 – até o período mais recente. Assim você perceberá a evolução do sistema e as alterações e inclusões de ações e serviços.

3. Códigos são fundamentais

As provas apresentam questões relacionadas aos marcos jurídicos do SUS. Os principais são: a Lei nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde e sobre a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes; a Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde; o Decreto nº 7.508/11, que regulamenta a Lei Orgânica 8.080/90 e traz conceitos muito cobrados pela banca; e a Resolução nº 453/12, que traz cinco diretrizes que versam sobre a organização, o funcionamento e a importância dos conselhos de saúde.

4. Fora da realidade

Balizar a compreensão do SUS pelo que você vê nos jornais e programas de televisão não é o ideal. As bancas cobram o que consta nas leis, logo, comparar com a realidade operacional pode te induzir ao erro. As bancas, inclusive, costumam usar a “pegadinha” da vida prática versus o que há na lei. 

5. Nada de decoreba

Tentar entender o SUS é o melhor caminho para garantir o sucesso nas provas. Busque metodologias de estudo que te ajudem a associar, interpretar e gabaritar as questões sem recorrer ao (arriscado) decoreba. 

6. Estude com quem sabe

Escolha o material de forma adequada. Busque por professores que dominam o conteúdo e não apenas fazem a leitura dos marcos jurídicos do SUS. CONFIRA AQUI UMA DICA!
 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?