Rosana passou meses estudando o assunto para a prova de residência na área que sempre sonhou. Leu várias vezes todo o conteúdo e tinha certeza que estava tudo memorizado. Entretanto, foi só abrir a prova que ela percebeu que não havia aprendido, de fato, tudo que estudou. Ou, então, deu aquele branco e a memória falhou. Se identificou?
Essa situação é corriqueira entre muitos concurseiro e, para ajudar vocês a fixarem o conteúdo e não repetirem essa história, listamos cinco dicas especiais:
- Teste diferentes técnicas de estudo
O primeiro passo é entender qual a melhor forma de estudo para você. Há diversas técnicas como fichamentos, resumos, mapas mentais, diagramas e o aluno precisa testar as opções em que se identifique para descobrir qual delas o faz memorizar e aprender melhor o conteúdo.
- Revise o material estudado
Quando o concurseiro estuda o conteúdo mas não o revisa pouco depois, ele acaba tendo dificuldades de lembrar o que havia memorizado. Use a técnica de estudo escolhida para revisar a matéria logo nos dias seguintes. Mesmo que por meio de leitura-dinâmica, o aluno deve relembrar o assunto que já passou sempre que aprender novos.
- Faça testes do conhecimento adquirido
Após estudar e revisar as matérias, o concurseiro deve testar seu aprendizado. Se ao ler as questões, entender que não sabe as responder, deve investir mais tempo no material para depois, retornar ao simulado.
- Tente escrever sobre o conteúdo aprendido
Após assistir uma aula ou estudar um determinado assunto, o aluno pode tentar escrever sobre, destacando tudo que aprendeu. Sem copiar conceitos, o concurseiro deve pensar nos conceitos-chave e descrevê-los com suas palavras para perceber se de fato entendeu a aula que assistiu e aprendeu o assunto estudado.
- Estudar por no máximo uma hora e fazer intervalos
Um dos maiores problemas observados por concurseiros é a ausência de foco e concentração para estudar. A dica aqui é sempre parar depois de uma hora seguida de estudo. É preciso fazer um intervalo antes de voltar as aulas e livros por mais uma hora, menos tempo de bom estudo é melhor do que horas a fio de leitura sem ter nada absorvido.
Comece já seus estudos em
Nutrição | Fisioterapia | Odontologia | Psicologia | Medicina | Medicina Veterinária | Farmácia | Enfermagem
Bons estudos!