Concurso Idam: edital deve oferecer salários de até 6,5mil

1. Os primeiros passos do primeiro Concurso do Idam:

O Governo do Amazonas já definiu os sete servidores que formarão a comissão organizadora do concurso que deverá abrir vagas para o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam.

A decisão publicada no Diário Oficial do Estado é o primeiro passo para a realização do certame. Agora, precisamos aguardar a escolha da banca examinadora e, depois, a publicação do edital. A expectativa é que o documento seja divulgado entre novembro e dezembro. 

Por hora, sabemos que serão ofertadas 339 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior. Destas, 9 são para profissionais formados em medicina veterinária, com salários de 6,5 mil. 

Este é o primeiro concurso do órgão, fundado há 22 anos. De acordo com o Diretor-Presidente do Idam, José Herval, será possível expandir e otimizar a atuação da instituição com a entrada desses novos servidores. “Vamos poder oferecer um serviço de maior qualidade aos produtores, agricultores, extrativistas que estão no interior do estado do Amazonas fazendo a sua produção, contribuindo para a economia do estado”, comemora Herval. 

2. Comece a se preparar para o IDAM-2018: 

Com a formação da comissão organizadora, foi dada a largada para o Concurso do Idam. E você, que pretende ser aprovado nessa seleção, já precisa começar a se preparar.

A gente sempre indica que você comece a estudar a partir dos editais anteriores. Mas, no caso do Idam, não existe edital anterior nenhum. Como começar a estudar sem spoiler e sem o novo edital?

Vamos às dicas:

  • Procure editais em órgãos semelhantes – É hora de futucar a internet, meu amigo. Encontre órgãos correlatos ao Idam em outros estados e descubra se estes já fizeram seleção para Veterinários. Olhe também outros certames realizados em instituições do Amazonas. Defina as matérias básicas e comece por elas. 
  • Afie a língua – Português é uma unânimidade em concursos públicos e acaba sendo um diferencial entre os candidatos. Estude a teoria e pratique resolvendo questões! Como estudar Português para Concursos
  • Evite conteúdos muito específicos – Você viu que um determinado assunto foi cobrado em apenas uma prova, certo? Segure a onda. Por hora, se dedique à regra e deixe a exceção para depois que o edital for lançado. 
  • Entre no ritmo – Tudo que você estudar nesse meio tempo será aproveitado na sua prova. Na pior das hipóteses, esse tempo todo estudando na expectativa do Edital servirá para que você esteja no ritmo quando o documento for divulgado. 

3. Conheça o Idam-AM: 

O Idam é uma autarquia criada em 18 de março de 1996, por meio da Lei Estadual nº 2.384.

Autarquias, para o direito administrativo brasileiros, são aquelas  instituições que tem autonomia em sua administração.

A finalidade da instituição é supervisionar, coordenar e executar atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). – que antes eram desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Abastecimento (Sepror), Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) e  a Defesa Agropecuária Estadual.