Saiba tudo sobre Residência em Medicina Veterinária

ÍNDICE

1. O que é a Residência em Medicina Veterinária e como funciona
2. Quais as especialidades e atividades possíveis na Residência em Veterinária
3. Qual a visão do mercado sobre a Residência Multiprofissional
4. Como ocorre o processo de seleção para se tornar um Residente Veterinário

 

Você já ouviu falar em Residência em Medicina Veterinária?
Já?
Mas será que conhece de fato como funciona a especialização?

Para te guiar, criamos um conteúdo completo!
É só clicar no tópico do ÍNDICE que nós tirar as suas dúvidas.

1. O que é a Residência em Medicina Veterinária e como funciona?

A Residência Multiprofissional em Veterinária é uma especialização voltada para a educação em serviço, ou seja, durante o exercício da função. Trata-se de um programa de cooperação entre setores para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. O programa tem duração de 02 (dois) anos, com uma carga horária de 60 (sessenta) horas/semanais, sendo 80% do tempo destinado a atividade prática e 20%, teórica.

O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Cada residente conta com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Todo o programa é voltado para maior aprendizado e experiência prático.

Os residentes recebem uma bolsa, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 3.330,43. Por esse motivo, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais nesse período.

Saiba como se preparar para as provas de Residência em Veterinária CLICANDO AQUI!

2. Quais as especialidades e atividades possíveis na Residência em Veterinária  

As oportunidades de curso são diversas. Dentre elas, estão as seguintes áreas:

  • Cirugia de Carnívoros Domésticos
  • Residência em Clínica Médica de Carnívoros Domésticos
  • Residência em Clínica Médica de Ruminantes e Equídeos
  • Residência em Patologia Clínica Veterinária
  • Residência em Patologia Veterinária
  • Residência em Anestesiologia e Medicina de Emergência Veterinária
  • Residência em Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária em Animais Domésticos
  • Anestesiologia em Animais de Companhia
  • Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia
  • Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais
  • Diagnóstico por Imagem em Animais de Companhia
  • Patologia Animal
  • Patologia Clínica Veterinária

Além das especializações citadas, outras diversas podem ser trabalhadas de acordo com a instituição hospitalar, universitária ou instituto em questão. Em termos didáticos, o programa de residência pode ser dividido num primeiro momento, onde há vivências mais curtas e gerais dos diversos ambientes do hospital veterinário; e o segundo ano, no qual o residente pode optar pela ênfase na sua formação.
 

A grande maioria das residências atuais em Veterinária são recentes, e encontram-se em constante processo de construção e amadurecimento. A cada novo ano, aprendizados são adquiridos pela vivência, pelos resultados de ações tomadas, por mudanças de estratégias, por transformações nos campos de atuação. Consequentemente, as especializações têm ficado cada vez mais aprimoradas e reconhecidas.

3. Qual a visão do mercado sobre a Residência Multiprofissional? 

Assim como para outras formações de saúde humana, a Residência em Veterinária coloca o profissional em vantagem extremamente competitiva. O mercado de trabalho da Medicina Veterinária é bastante amplo, mas exigente. É multi-segmentado, é importante sempre fundamental estudar muito e se especializar em uma área do setor, assim como na Medicina. Nas capitais, a área é considerada mais saturada por ter uma ênfase grande em poucas especializações. O interior costuma apresentar uma maior quantidade de ofertas e possibilidades, principalmente para o profissional formado em uma residência.

O profissional egresso de um programa de especialização hospitalar multiprofissional é muito valorizado no mercado de trabalho, porque, a formação é considerada atualmente como a melhor forma de capacitar um profissional da saúde. Isso pode ser visto, inclusive, em alguns editais de concursos públicos, que pontuam diferentemente os portadores de títulos de especialização com menor carga horária, em relação aos egressos de programas de Residência

Os cursos de residência multiprofissional agregam ao Veterinário conhecimento, prática e experiência valorizados no sistema público e privado – acrescentando valor curricular, financeiro e de conhecimento ao profissional.

 

4. Como ocorre o processo de seleção para se tornar um Residente Veterinário

Para ingressar em uma Residência, o estudante precisa ser aprovado no processo de seleção realizado por instituições que oferecem essa modalidade de especialização – geralmente centros universitários e universidades de todo país. A taxa de inscrição é de aproximadamente R$ 200 para cada prova.
 

A estrutura de cada um desses processos irá variar de acordo com os editais apresentados pelas instituições, mas normalmente são seguidas essas etapas:

– Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos

–   Análise de Currículo

–  Entrevista

 

Na Prova de Conhecimentos Gerais, as provas têm questões de assuntos que independem da especialização da sua residência, como os vinculados a Saúde Pública, Língua Portuguesa e códigos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já nas de Conhecimento Específico, haverá questões do conteúdo programático estudado na faculdade de farmácia, podendo ser fáceis, medianas ou difíceis.

Nas etapas de entrevista e avaliação de currículo é importante destacar as atividades extracurriculares exercidas durante a graduação: Iniciação científica, monitoria, publicação de trabalho, apresentação de pôster, projetos de extensão.

#LEMBRESEMPRE

Acredite, depois de concluir a sua residência, o estudante terá um enorme diferencial na sua carreira. Com toda a experiência adquirida em cada campo de atuação durante os 2 anos do programa e com os trabalhos desenvolvidos, além de se tornar um especialista, o aluno sairá na frente de muitos outros colegas de trabalho que estarão competindo com ele pelas próximas vagas no seu futuro emprego.