Saiba tudo sobre o Concurso do TRT de São Paulo

O tão aguardado Concurso do Tribunal Regional de São Paulo, finalmente, foi divulgado. Há 320 chances de contratação imediata, além da promessa de classificação para cadastro reserva para profissionais de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia. A remuneração inicial para os cargos de Analista Judiciário é de R$ 11.006,83.
 

Tabela: Distribuição das Vagas no Concurso TRT-2
CÓDIGO FORMAÇÃO VAGAS
AJ 07 Enfermagem CR
AJ 11 Medicina CR
AJ 12 Medicina – Cardiologia CR
AJ 13 Medicina – Clínica Geral CR
AJ 14 Medicina – Medicina do Trabalho CR
AJ 15 Medicina – Psiquiatria CR
AJ 16 Nutrição CR
AJ 17 Psicologia CR

A Fundação Carlos Chagas, responsável pelo certame, começa a receber inscrições na manhã desta sexta-feira, 27 de abril. Os interessados devem se inscrever até às 14h do dia 21 de maio. Basta acessar o site da FCC, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 95.

SAIBA TUDO SOBRE CADASTRO RESERVA

Os concurseiros estão em estado de graça e você que é da área de saúde não precisa desanimar. Já falamos sobre a expectativa de contratação em concursos para cadastro reserva em um artigo aqui do blog. Mas o Concurso TRT2 merece algumas considerações especiais, vamos a elas:

#1 Histórico promissor O TRT-2, que atende à Grande São Paulo e parte da Baixada Santista, costuma convocar um número expressivo de candidatos além das vagas imediatas previstas inicialmente. O edital lançado pelo órgão em 2013, e que ainda nem venceu, previa a contratação imediata de 329 funcionários – no entanto, quase 1.800 contratações foram realizadas até hoje. Podemos usar esses números para deduzir quantas convocações teremos no futuro? Infelizmente, não. Mas o cadastro reserva nada mais é que uma expectativa de contratação e podemos, sim, identificar tendências.

#2 Região em constante crescimento Apesar do curto alcance geográfico, o TRT-2 é o Tribunal com a maior demanda do Brasil. Isso porque São Paulo, como todo mundo sabe, concentra uma parcela volumosa das empresas e indústrias nacionais. O resultado disso é que cada vez mais profissionais sejam necessários para suprir as demandas do órgão. Você vai me perguntar da crise financeira, né? Então, volta ara o tópico anterior e repara que essas contratações todas rolaram em um período difícil da economia, com sérias restrições orçamentárias 😉

#3 Aposentadoria dos servidores Segundo informações do Portal da Transparência, 260 cargos estão abertos, hoje, no TRT-2 apenas por conta de aposentadorias e falecimento de funcionários.

Invejosos dirão que tudo isso é mera suposição. Tudo que falamos aqui é fruto da observação de tendências e do histórico do órgão. Nós aqui da Sanar vemos como uma chance para você, pelo menos, manter um bom ritmo de estudos. E essa é só a “pior das hipóteses”. Porque o nosso conselho sincero é que você se concentre ao máximo nos estudos e garanta uma boa colocação entre os classificados.

SAIBA TUDO SOBRE A AVALIAÇÃO

Não dá para falar desse concurso sem falar sobre a Fundação Carlos Chagas. A FCC, como é conhecida pelos íntimos, é uma banca super tradicional e isso é um ponto positivo: você não vai ser pego de surpresa. Recomendamos que você se jogue nas provas passadas e resolva o máximo de questões. Repare como são cobrados os entendimento de lei, jurisprudência e outras tendências nos enunciados, textos e afins. Com certeza, você irá encontrar algo similar nessa avaliação e já vai sair na frente de seu concorrente.

Outra vantagem é que bancas como essa costumam ser um grande filtro entre os concurseiros que realmente se aplicam e os aventureiros atraídos pelo salário bacana.

Nós falamos um pouco sobre o estilo da FCC em um artigo sobre as principais bancas, dá uma olhada.

Ok. Você pode ser um aventureiro atraído pelo salário que é realmente bacana. Tudo bem também, a gente te aceita <3 E esse não é motivo para não se classificar bem na prova objetiva. Porque, mesmo que você decida prestar esse concurso no último dia de inscrição – lembrando: o último dia é 21 de maio, hein? – ainda assim, vão sobrar dois meses até a data da prova. É tempo suficiente para você se aplicar nos estudos.

Quem já vinha se preparado, claro, está em vantagem. Mas não deve abusar da segurança e se descuidar. Aposte em revisar aquelas matérias que lhe parecem mais difíceis ou aproveite para os conteúdos que já domina. Uma dica é começar a estudar “Noções Básicas de Informática”. Essa matéria não era esperada entre os conteúdos básicos e pegou todo mundo de surpresa. Repetindo: todo mundo. Essa é uma chance de ouro de se destacar entre os candidatos.

Além de Informática, os candidatos serão avaliados na prova básica sobre conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Legislação e Ética no Serviço Público e Noções sobre Direito da Pessoa com Deficiência. Os candidatos também deverão escrever uma Redação e responder questões relativas aos conteúdos específicos de cada cargo.

SAIBA CADA VEZ MAIS

Acesse o Edital na íntegra clicando aqui e fique atento a cada detalhe.
Também fique atento ao nosso blog e redes sociais, voltaremos com mais informações para você.
 
 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?