A Perícia Forense do Estado do Ceará está prestes a comunicar a abertura de edital de concurso público. A confirmação aconteceu por intermédio do Governador do Estado, Camilo Santana, na ocasião de seu pronunciamento na aula inaugural realizada na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).
Segundo Camilo, “A Pefoce é a polícia científica que faz todo o trabalho de análise para as investigações. Nós temos uma das melhores polícias forenses de todo o país. Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais já para esse ano”.
Áreas de Saúde e Concurso da PEFOCE
Os profissionais graduados em farmácia são contemplados nas vagas para peritos. Por essa razão, é recomendável testar se realmente conhece as atividades desempenhadas nessa tão requisitada função. Clique aqui e saiba um pouco mais do que faz o perito farmacêutico.
Os médicos também são grandes concorrentes para cargos de perícia. A atividade do perito, para essa área da saúde, requer o exercício, no campo pericial respectivo, da função técnico-científica, realizando perícias médico-legais, para determinação da natureza de lesões ou da causa mortis, e a consequente elaboração de laudos periciais.
O salário inicial dessa profissão é estimado em R$ 7.582,45.
Saiba como se preparar com qualidade para os cargos de Perito em:
FARMÁCIA | MEDICINA
Sobre o Último Concurso da PEFOCE
O último Concurso da PEFOCE aconteceu em 2011.
A seleção ocorreu com base nos critérios abaixo:
Veja o edital completo do concurso de 2011 da PEFOCE!
A prova foi aplicada pela Banca do CESPE/CEBRASPE.
O exame objetivo foi composto por 120 itens e, cada um deles, foi avaliado pelos candidatos como CERTO ou ERRADO. Restaram eliminados aqueles com nota inferior a 48 pontos nesta fase.
Afiando a Língua: você tem conhecimento básico para fazer uma boa prova de Língua Portuguesa?
Sobre a PEFOCE
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi criada em 07 de janeiro de 2008, por meio da Lei Nº 14.055, e instituída através do Decreto 29.304 de 30 de maio de 2008. Em sua criação como órgão técnico-científico vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), obteve independência Administrativa, Financeira e Patrimonial e incorporou as atividades dos extintos Instituto de Identificação (II), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Medicina Legal (IML), além da criação do Laboratório de Perícia Forense.
Atualmente, a Pefoce possui um corpo funcional formado por aproximadamente 400 servidores entre peritos, peritos auxiliares, auxiliares de perícia e corpo administrativo. Esses funcionários estão lotados em 08 sedes, sendo 02 na capital e 06 em núcleos existentes no Interior do Estado (Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Canindé, Iguatu e Tauá).
A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) tem como missão implementar políticas eficazes, pesquisas e estudos a respeito de perícias técnico-científicas no campo da medicina legal, de análise laboratorial, no campo da criminalística, da identificação humana e perícias biométricas, no campo da cibernética e em outras áreas de atuação criminal, com vistas à produção de meios de provas, executadas por peritos oficiais, em tempo hábil, demandadas por autoridades policiais ou judiciárias do Estado do Ceará, com a finalidade de instruir o processo criminal para a elucidação de delitos e contravenções penais, sempre na busca do aprimoramento dessas técnicas e meios de comprovação da materialidade e/ou autoria das infrações penais, utilizando-se, para tanto, fundamentalmente, de instrumentos técnicos e métodos científicos.