Que o uso de um bom shake proteico após o treino pode trazer benefícios muita gente já sabe, mas será que existem formas de tornar esta suplementação ainda mais eficiente? Vou falar sobre alguns suplementos que podem ser adicionados á sua bebida pós treino para turbinar ainda mais sua recuperação e anabolismo:
WHEY PROTEIN: Existe um período pós treino (30 á 45 min após o exercício) onde a absorção de nutrientes é bastante acentuada, e caso você não esteja com uma boa reserva de aminoácidos no plasma, uma suplementação proteica de rápida absorção vem muito a calhar. Uma das únicas proteínas rápida o suficiente para o trabalho é a proteína de soro de leite, e isso é apenas uma das razões pela qual é sempre bom utilizar uma boa whey no pós treino. Rica em aminoácidos de alto valor biológico, a whey protein é um dos carros chefes no setor de suplementação pós treino.
CREATINA: Durante uma sessão de treino, seu corpo processa todas as suas reservas de creatina para gerar força. Depois de terminar a sessão, sua atividade muscular é aumentada significativamente, criando o melhor momento para reabastecer as reservas e garantir a recuperação. Garantir que a creatina entre na corrente sanguínea e que os músculos a absorvam ao são cruciais para a recuperação.
GLUTAMINA: Ela um dos aminoácidos mais importantes quando o corpo está em situação de alto estresse, como após cirurgias, queimaduras ou até treinos muito intensos. Uma vantagem da whey é que ele já possui uma boa dose de glutamina, porém, principalmente quando o treino é muito intenso e longo, é interessante a suplementação extra de glutamina. Seu uso é associado coma melhora na recuperação muscular, melhora da imunidade e auxilio na reposição de glicogênio muscular.
LEUCINA: Os aminoácidos possuem um papel importante na regulação da síntese proteica muscular e a leucina é o aminoácido com maior potencial estimulatório. Ela apresenta um papel crucial na síntese proteica, atuando sinergicamente com a sinalização do mTOR e insulina, promovendo ainda mais o aumento da massa muscular imediatamente após o exercício e por horas depois.