Tudo que você precisa saber para começar a estudar Nutrição Esportiva

De uns tempos para cá tem crescido o número de pessoas que realizam algum tipo de exercício físico, os hábitos estão mudando, a onda fitness tem se espalhado cada vez mais e, com isso, a busca por profissionais qualificados para orientar essas pessoas também não para de crescer. A nutrição esportiva representa uma das áreas emergentes das ciências da nutrição, permitindo que o profissional possa atuar tanto nos clubes esportivos, academias e clínicas especializadas. E se engana quem pensa que o nutricionista esportivo atende somente atletas profissionais, ele também atua entre os amadores e os indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente, independentemente da idade, sexo ou experiência de treinamento. Se você pensa em ingressar nessa área, mas ainda tem algumas dúvidas, continue a leitura. Explicaremos tudo sobre essa vertente tão importante da nutrição, que pode acabar sendo um caminho de carreira para você.

O que é nutrição esportiva

A nutrição esportiva é um ramo da nutrição voltado para esportistas profissionais e amadores e indivíduos (saudáveis ou não) que praticam atividades físicas regularmente. O profissional dessa área geralmente realiza consultas privadas avaliando o estilo de vida, hábitos alimentares e uso de suplementos dos pacientes, e promove mudanças nesses critérios a fim de atingir um equilíbrio e melhor desempenho dos mesmos. O profissional desse setor deverá aliar conhecimentos em matérias como Fisiologia e Bioquímica ao entendimento das necessidades nutricionais de praticantes das mais diversas atividades físicas. Ao contrário de um nutricionista geral, os especialistas em nutrição esportiva tentam fornecer aos pacientes planos e programas que aumentem a energia e a resistência, salientando as necessidades pessoais de acordo com cada modalidade e organismo, criando assim o planejamento nutricional mais ideal.

Qual a importância da nutrição esportiva?

Uma alimentação balanceada e a prática de esportes são as principais aliadas de quem adota uma rotina saudável. E a preocupação com essas atitudes tem crescido cada vez mais. A cada ano a nutrição esportiva ganha mais espaço no mercado, porém muitos ainda não têm ciência de sua grande importância. Só no Brasil — o 2º maior mercado fitness no mundo — existem mais de 32 mil academias. Graças a isso, somos o 4º em número de alunos e o 10º em faturamento, de acordo com a associação internacional do setor, IHRSA. Junto deste mercado, cresceram também as possibilidades para a Nutrição Esportiva: segundo a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), desde 2010, o segmento cresce cerca de 23% ao ano no Brasil, sendo que o faturamento em nosso país é de quase 320 milhões de dólares por ano.

Como se tornar um nutricionista esportivo

O início da carreira de um nutricionista esportivo passa necessariamente por uma graduação em Nutrição. A duração média do curso superior de Nutrição varia de 4 a 5 anos. O último ano de curso é geralmente voltado para a realização de estágios supervisionados, mas dificilmente o aluno terá algum contato direto com a nutrição esportiva. Ao concluir a graduação, já com o diploma em mãos, é preciso se registrar no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) de sua região. O registro no CRN é obrigatório para o exercício da profissão de nutricionista no Brasil. Mas quem quiser seguir carreira em Nutrição Esportiva não pode parar por aí! Para se tornar um nutricionista esportivo, o negócio é continuar estudando e investir em cursos e especializações. E para finalizar, uma dica de ouro: Com tantos profissionais se formando em nutrição a cada ano, a participação frequente em eventos da área, como palestras, congressos e workshops, vai cair muito bem em seu currículo e elevar suas chances no mercado de trabalho.
 
E aí? Ficou interessado?
CONFIRA AQUI COMO INICIAR SEUS ESTUDOS PARA NUTRIÇÃO ESPORTIVA!

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?