#EuConcursado: Como responder questões discursivas?

Concurseiros!

Frequentemente recebemos perguntas de vocês sobre um tema muito importante para quem está se preparando para realização de provas de Concursos e Residências: Questões Discursivas.

Há sempre uma grande dúvida sobre como responder às provas discursivas e como direcionar o discurso e cada uma das respostas. Devo escrever como em uma redação? Preciso ir além do que o solicitado para demonstrar conhecimento? Qual termo será cobrado?

A complexidade das questões discursivas acaba se tornando maior diante do nervosismo e da falta de preparo textual dos candidatos. Muitas vezes o profissional sabe a resposta técnica para o questionamento, mas não sabe como estruturar, escrever e deixar claro aquilo que deseja em seu texto.

Por isso, vamos trazer para vocês DICAS FUNDAMENTAIS PARA RESPONDER QUESTÕES DISCURSIVAS.

]1) Leia atentamente o enunciado da questão.

Apesar de geralmente o tempo ser curto, não se apresse para ler as perguntas. Compreender o comando principal da questão é essencial para pensar e elaborar uma boa resposta. Uma ação que pode ajudar neste momento é anotar e sinalizar os principais tópicos perguntados, enfatizando o comando principal da questão.

2) Esquematize a resposta antes de começar a escrever.

Depois de ter anotado os tópicos principais do enunciado que acabou de ler, comece a estruturar sua resposta antes de escrever.

Como e em que ordem organizará os tópicos principais?

Eles precisam ser explicados detalhadamente ou apenas citados para explicação detalhada do comando principal da questão?

Os tópicos selecionados cabem dentro da limitação de linhas que você possui para responder? Priorize!

Responder todas essas perguntas ajudará você a responder a questão de forma clara e objetiva, além de otimizar o seu tempo. Assim como para uma redação, a regra básica “introdução, pontos principais e conclusão” também vale para uma questão discursiva.

3) Seja direta e não floreie com assuntos que não fazem parte da resposta

Mesmo que você deva manter a estrutura de uma redação, sua resposta não deve ser prolixa. Escreva tanto a introdução, pontos principais e conclusão de forma objetiva e com assuntos pertinentes ao que deve ser respondido.

Cuidado, objetividade não significa não explorar o seu argumento: Você pode começar seu texto dando a resposta específica e depois acrescentar informações complementares para fundamentar seu ponto de vista. Só não pode ser repetitivo, certo?

4) Se não souber a resposta, deixe em branco

Da mesma forma que você não deve ser prolixo ou repetitivo, não escreva sobre contextos que não tem nenhuma ideia como responder.

É melhor que deixe a questão em branco, do que responder com conteúdo que nada tem a ver com o enunciado solicitado. Algumas provas tiram pontos quando o candidato fuge ao tema de alguma questão, ou mesmo zeram toda a disciplina. Cuidado.

5) Referencia suas respostas o máximo que puder

O avaliador precisa ter ciencia de que você sabe sobre o que está falando. Por conta disso, referênciar bibliograficamente suas questões é um ponto extremamete positivo na hora de realizar provas discursivas.

Tente ao máximo lembrar autores, textos, períodos ou contextos de inserção dos tópicos apresentados na resposta. Apesar de não ser uma exigência, pode ser o seu diferencial para os candidatos, e o que te fará seraprovado.

6) Revise sua resposta atentamente antes de passar ao cartão de respostas:

Utilize alguns minutos para rever sua resposta.

Este é um passo indispensável para um bom desempenho na questão e esse tempo é fundamental para corrigir possíveis erros de ortografia e adicionar quaisquer informações que você considere válida para sua resposta.

Mas, cuidado: Não seja perfeccionista e inseguro, querendo adicionar sempre mais coisas na resposta, sendo que o texto escrito já esclarece o que foi perguntado no enunciado da questão. Coordene bem o seu tempo para que você possa revisar todas as suas respostas antes de entregar a prova e confie no seu racionínio e objetividade para responder corretamente.

7) Utilize os termos mais comuns na bibliografia especificada no edital

É muito comum em concursos públicos que quem vá corrigir as provas não sejam profissionais da área da saúde que o candidato esteja concorrendo.

Por conta disso, você deve utilizar os termos técnicos da forma que mais forem conhecidos e citados nos livros da bibiografia do edital específico que está concorrendo.

Desta forma, evitará ter uma resposta correta corrigida de forma errada porque o termo que citou é diferente do que estava no gabarito de correção utilizado pelo avaliador.

8) Faça da prática uma atividade diária

Assim como para as questões objetivas, praticar questões discursivas é essencial.

Todas as dicas citadas anteriormente serão mais produtivas durante a sua prova, se você já chegar preparado para utilizá-las da maneira correta.

Fazer exercícios com questões discursivas de provas anteriores irá lhe mostrar o caminho para entender como as perguntas discursivas são elaboradas, quais os conteúdos são mais abordados, como estruturar sua resposta e o tempo necessário que você deverá utilizar para cada etapa de sua resolução.

Nunca deixe de praticar!

CONFIRA AQUI COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS ABERTOS EM:
MEDICINA | MEDICINA VETERINÁRIA | ENFERMAGEM | NUTRIÇÃO | ODONTOLOGIA | PSICOLOGIA | FARMÁCIA | FISIOTERAPIA

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?