Concurso EMSERH: Como estudar?

O edital do  Concurso da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) determinou que os candidatos tem até dia 9 de janeiro de 2018 para se  inscrever e concorrer às 278 vagas que irão compor seu quadro de pessoal, com lotação nas Unidades de Saúde do Estado do Maranhão, administradas pela EMSERH.
As quase 300 oportunidades estão distribuídas entre diversas áreas da saúde que contemplam Nutricionistas (20), Enfermeiros (70), Psicólogos (15), Farmacêuticos (60), Dentistas (15), Fisioterapeutas (38) e Médicos (60).


Se você ainda não iniciou os estudos, saiba que há tempo para criar um plano e sistematizar estratégias! 40 (quarenta) DIAS separam o fim das inscrições (em 09/01/18) e a data da prova (em 18/02/18) e otimizá-los fará toda a diferença em seu desempenho!

Por isso, contamos 3 segredos para dar um UP em seu resultado na prova objetiva de 18 de fevereiro da EMSERH:




1 – Adote métodos de estudo eficazes

Quais?!

A professora Cristiane Dupret, especialista em Neuroaprendizagem, com ênfase em aceleração da memória e aprendizado, ensina que o (s) método (s) de estudo adotado (s) é (são) crucial (is) no alcance de um resultado satisfatório.

Temos à nossa disposição ilimitadas sugestões, opiniões e relatos pessoais de sucesso em concursos públicos. Mas nada disso dispensa um exercício de auto-observação constante e experimentações de metodologias que mostram o caminho da descoberta do que funciona melhor para cada um de nós. 

Com base nos estudos citados, trouxemos duas técnicas de estudo que comprovadamente facilitam a memorização.

São elas, o questionamento elaborativo e a auto explicação.

“O questionamento elaborativo pode ser utilizado desde a primeira revisão de um conteúdo. O estudante procura formular perguntas acerca do conteúdo analisado.”

Por sua vez, de forma complementar “a técnica da auto explicação desenvolve amplamente o pensamento abstrato. Por meio dela, o estudante procura refletir sobre o assunto e explicar para si mesmo qual é a sua compreensão sobre ele”.

Assim, unindo as duas técnicas, o exercício conjunto de questionar e responder – sem apenas repetir as mesmas palavras postas no conteúdo – demonstra e fortalece a introjeção dos temas estudados.
 
2 – Alterne sua rotina de estudos com simulação de testes

Seguindo a linha científica da Neuroaprendizagem, uma das técnicas que tem resultados mais eficientes nas pesquisas neurocientíficas e cognitivas tem sido a simulação de testes.

A propósito, além de a um curto prazo, esses resultados têm sido observados também a longo prazo, proporcionando, numericamente, um amplo entendimento do assunto estudado, e mais: uma maior assimilação do conteúdo.

Indicamos livros de questões comentadas para reforçar esse treino:
Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia Odontologia | MedicinaNutrição Psicologia


3 – Mantenha a serenidade 



Esse segredo, apesar de mais abstrato e mais passível da desatenção dos candidatos, é FUNDAMENTAL no domínio subjetivo da prova. É difícil manter a calma quando se está diante de um Concurso tão desejado, como é o da EMSERH e, muitas vezes, a ansiedade, o nervosismo e o fator psicológico operam negativamente na segurança que se tem sobre os conteúdos.

Por isso, é recomendado, desde a preparação, que se façam intervalos durante os estudos, já que descansar é tão importante quanto estar concentrado. A mente trabalha melhor quando fazemos uma pausa. A cada 25 minutos de estudo, experimente pausar 5 minutos. Essa técnica ajuda a absorver a matéria e relaxar, trazendo uma sensação de tranquilidade, renovando sua atividade cerebral e te capacitando a estudar com maior eficiência.

Lembre-se também de fazer alguma atividade física. Simples exercícios de yoga e meditação, com comprovação científica, produzem efeitos maravilhosos em nossa saúde mental e, consequentemente, no processo de aprendizagem. E não se esqueça de comer, mesmo que os lanches o ajudem a encarar uma sessão rigorosa de estudos, não pule refeições para estudar mais. Faça uma pausa para se alimentar com o que lhe dá energia!

Vamos praticar?! Bons estudos!!!
+ Confira aqui todo o conteúdo programático da prova da EMSERH para as áreas de saúde!

 

publicado
Categorizado como Concursos

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?