Residência SESAB 2018: Todos os detalhes da especialização

Os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, são Pós-Graduação lato sensu, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Ciências Biológicas e Educação Física), excetuada a médica.

Abarcando as modalidades Uni e Multiprofissional, a especialização trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado e, no caso da Sesab, em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde. Para o ingresso em 2018, são 220 vagas abertas para profissionais de todo o Brasil.
 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
 
Os programas tem duração total de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas (20%) e práticas (80%), sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana.
Todo residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias, a escolha do profissional – em alinhamento com a instituição de ensino e formação hospitalar.

Em todo Brasil, as Residências Multiprofissionais são financiadas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, que pagam bolsa-trabalho no valor de R$ 3.330,43 para cada residente. Entretanto, os abonados devem ter dedicação exclusiva, e não podem desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso.

VEJA AQUI DETALHES SOBRE O PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA SESAB 2018
 
RESIDÊNCIA SESAB
 
Com valor de pós-graduação, a residência é ainda mais benéfica no mercado de trabalho  do que a especialização por si só.

Atualmente, a Bahia, através da sua Secretaria de Saúde, possui 159 programas de Residências em Saúde, sendo eles:

  • 143 programas de Residência Médica;
  • 09 Multiprofissionais;
  • 07 em Áreas Profissionais da Saúde;

Os programas são distribuídos nas unidades da rede própria, outras da rede pública, filantrópica e privada conveniada ao SUS, somando cerca de 900 residentes no total.

A Escola Estadual de Saúde Pública – EESP, articulada com a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-BA) e a Comissão Estadual de Residência Multiprofisional e em Área Profissional de Saúde (CEREMAPS-BA), é co-gestora dos programas de Residências em Saúde no formato já especificado.

Os Programas são geridos por 10 (oito) Comissões de Residência Multiprofissional (CONREMU), das seguintes instituições:

  • Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP);
  • Universidade Federal da Bahia/UFBA;
  • Hospital Geral Roberto Santos/HGRS/SESAB;
  • Liga Álvaro Bahia Contra Mortalidade (Universidade Salvador/UNIFACS);
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF);
  • Faculdade Adventista da Bahia/FADBA;
  • Universidade do Estado da Bahia (UNEB);
  • Escola Estadual de Saúde Pública/HGRS/SESAB

Através dessas Comissões, hospitais de todo Estado da Bahia receberão residentes em seus programas de especialização.

Se interessou?

SAIBA TUDO QUE CAIRÁ NAS PROVAS SESAB 2018

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?