Reta Final: 07 estratégias de estudo para a prova da SESAB 2018

O edital para o processo seletivo da SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB) determinou que os candidatos tem até dia 17 de dezembro de 2017 para realizar inscrição e concorrer às 220 vagas de seus Programas em Residência, distribuídas entre diversas áreas da saúde que contemplam Nutricionistas, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos, Veterinários, Dentistas e Fisioterapeutas.
Sabemos que cada seleção estabelece suas próprias particularidades e critérios de avaliação, e, para ajudar nessa missão de conhece-los bem, enumeramos os principais pontos de atenção para quem deseja estar super preparado para a prova que acontecerá dia 07 de janeiro de 2018.
Se você ainda não iniciou os estudos, saiba que ainda há tempo para criar um plano e sistematizar estratégias! Mas precisa ser AGORA. E, com essas 07 dicas, certamente ficará mais fácil garantir uma aprovação:

1 – Faça um planejamento de estudos criterioso e factível

O planejamento dependerá de seus conhecimentos prévios e de quanto tempo você ainda tem antes da prova. O ideal é que você elabore roteiros de estudos, abarcando os conteúdos que deverão ser estudados e a sua fonte bibliográfica. Isso, para ser executado, depende de um conhecimento sobre as regras do edital, que delineiam a prova e a forma como a avaliação se dará. Sendo assim, não dispense essa leitura, por mais truncada que pareça. A segurança e a objetividade que o candidato precisa começa a ser adquirida pelo cumprimento dessa tarefa.
Pois bem, ainda no esteio das dicas contidas no próprio edital, fizemos uma parte desse estudo dirigido para facilitar a sua vida. Separamos algumas características, comuns à todas às áreas, que serão avaliadas para reconhecer a aptidão ao Programa escolhido.
É importante saber que questões de ética, questões específicas da área à qual você é candidato, em última instância, são guiadas para identificar capacidades e características mais difusas e ter ciência dessas diretrizes que o edital estabelece pode ser a chave para compreender determinados conteúdos.  

Com base nisso, segundo o edital, eis o que você precisa adquirir:

– Domínio dos “conteúdos, regras e procedimentos da área específica do trabalho” evidenciado no Programa;

– Capacidade de “auto planejar-se, visando desenvolver flexibilidade no processo de trabalho”;
 
– “Assumir a responsabilidade sobre sua prática, tendo iniciativa, criatividade e abertura às mudanças, implicando a subjetividade na organização do trabalho”;

– Compreender e indagar-se acerca da repercussão de seus atos profissionais sobre os serviços e sobre as pessoas e refletir sobre a qualidade e as implicações éticas de seu trabalho, desenvolvendo autonomia de ação e compromisso social”;

– “Desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos que contribuam para a melhoria das práticas em saúde”, em especial na área do Programa escolhido.

2 – Organize e selecione bem o seu material de estudos

A organização do material evitará o tempo desperdiçado em que ficamos procurando um livro, uma apostila, ou qualquer objeto de uso indispensável. Saber onde as coisas estão irá lhe conferir praticidade e aliviará sua mente do estresse e angústia de não encontrar algo importante.
Assim, é recomendável, se possível, que tenha um local exclusivo para livros, coloque as canetas e clips numa porta-objetos, ou caneca que não seja mais usada, separe as anotações… E, ao concluir seus estudos para aquele dia, devolva tudo aos seus devidos lugares.
O hábito de organizar seus materiais fará com que acelere seu aprendizado e evitará a procrastinação.
Além disso, atente para não perder seu tempo com materiais de má qualidade ou sites da internet que apresentam conteúdos gratuitos, mas desatualizados ou incompletos. Seu tempo é curto e valioso! 
Por isso, separe aqueles materiais que possuem um bom reconhecimento no mercado ou que foram indicados por outras pessoas que já passaram em seleções como a que você aspira.
Uma boa opção, que tem funcionado bastante, principalmente para quem dispõe de pouco tempo e precisa ter um estudo direcionado de forma objetiva, é o estudo através de livros e vídeo-aulas de questões comentadas sobre o conteúdo programático contido no Edital.

Bônus: Indicação de ótimo material de estudo direcionado às áreas oferecidas pela SESAB:

Enfermagem | Farmácia Fisioterapia Odontologia | Medicina Veterinária | Nutrição Psicologia

3 – Crie uma Rotina de Estudos
 
Você pode estabelecer uma rotina de estudos criando um cronograma das matérias que vai estudar, além de adaptar um local que se torne apropriado para essa finalidade e um horário que também favoreça a fluidez de suas metas diárias. A organização é um ponto muito importante para que você não se perca.
Não existe nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto e nunca conseguir completá-lo. Porém, quando você olha para seu planejamento e vê que está avançando de acordo com as metas estabelecidas, sua motivação aumenta e você estuda cada vez mais. 
Veja aqui Cronogramas especias para a Residência SESAB 2018 criados para cada área:
Fisioterapia | Nutrição | Psicologia

Além de tudo isso, escolher um lugar fixo para executar seu cronograma é uma excelente estratégia para reforçar e incorporar essa rotina, fazendo do estudo diário um hábito. Isso porque, sempre que você sentar neste local de estudos, seu cérebro já vai reconhecer que está na hora de estudar e isso se tornará parte de seu cotidiano.
Agora, lembre-se: quando reservar o seu local de estudos, use-o somente para este fim. Evite usá-lo para fazer coisas que não tenham relação com sua preparação. E, durante esse tempo destinado a estudar, afaste-se das coisas que desviam o nosso foco como televisão, aparelho celular, etc.

4 – Resolva questões de provas anteriores e provas na íntegra

Busque resolver questões do assunto que está estudando no momento. Quando estiver mais seguro em todo o conteúdo das provas, resolva uma prova na íntegra.
Um bom exercício é simular o dia da prova. Resolva a prova no tempo determinado para ela. A prova objetiva da SESAB, que acontece em 07/01/17, conterá 50 questões e terá duração de 4h. Esse exercício treinará o seu cérebro e te preparará psicologicamente para o grande dia!

5 – Revise, faça esquemas e estabeleça um método dinâmico

Estude sempre grifando, fazendo comentários, resumos ou esquemas visuais sobre o assunto. Isso lhe possibilitará revisar o conteúdo de uma forma mais rápida e prática, além de te ajudar a fixar o assunto.
É interessante estudar de 2 a 3 matérias por dia. Estudar uma disciplina apenas, até fechá-la pode ser um método ruim, pois você perde mais tempo e também pode passar mais dias sem revisar um conteúdo quando estiver estudando outra coisa.

 6 – Foco na Remuneração

 É fato que pensar no valor do salário, nesse caso, da bolsa-trabalho de R$3.330,43, é um ótimo incentivo na hora de estudar. Para muitos, além da oportunidade e do ganho profissional que representa realizar uma Residência de referência como é a SESAB, a segurança de uma bolsa como essa significa alcançar uma estabilidade considerável por um bom tempo. E isso é uma fator motivador para buscar essa aprovação e focar no cronograma traçado.

7 – Mantenha a serenidade 

É difícil manter a calma quando se está perto de prestar as provas daquela Seleção tão esperada, no entanto, manter a serenidade é fundamental e faz toda a diferença em seu desempenho. Faça intervalos durante os estudos, pois descansar é tão importante quanto ter concentração. A mente trabalha melhor quando você faz uma pausa. A cada 25 minutos de estudo, experimente pausar 5 minutos.
Essa técnica ajuda a absorver a matéria e relaxar, fazendo com que sua mente se sinta renovada para estudar mais. Lembre-se também de fazer alguma atividade física. Uma simples caminhada já é o suficiente. Um exercício rápido e prático também é pular corda. Seja como for, o importante é que o corpo se movimente, assim você ficará mais alerta e se sentirá fisicamente disposto(a) e mentalmente saudável para se concentrar em um único ponto.
E não se esqueça de comer, mesmo que os lanches o ajudem a encarar uma sessão rigorosa de estudos, não pule refeições para estudar mais. Faça uma pausa para se alimentar com o que lhe dá energia!

E bons estudos!!!
 
Saiba mais sobre o Processo Seletivo SESAB 2017/2018!

Preparatório para residência multiprofissional em saúde

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?