Você sabe a diferença entre CONCENTRAÇÃO e ATENÇÃO

 

  • Diferença entre Concentração e Atenção

Concentração é a capacidade de manter o foco naquilo que você está fazendo. Atenção é perceber os detalhes e nuances do que está sendo feito.
 
EXEMPLO: quando você se senta para estudar e lembra que precisa ligar para alguém ou pagar uma conta – estamos falando de falta de concentração.
 

  • Principais medidas

*Preparar um planejamento da sua rotina de vida – com horários definidos para trabalho, estudo e outras atividades – é a melhor estratégia para melhorar a concentração. 

*Se afastar das distrações: coloque o celular no silencioso e fora do alcance da sua visão (para eliminar a tentação de olhar a cada vez que ele se iluminar com uma nova mensagem); se estiver no computador, feche as abas de redes sociais e de e-mails; 
 
UMA OBSERVAÇÃO: Acontece que a proposta de ler diversas páginas de teoria é tão entediante para o cérebro quanto uma conversa enfadonha. Com isso, é difícil manter a atenção necessária ao efetivo aprendizado e à memorização. 
 


 

  • · Como tornar os estudos interessantes?

 
– leia somente o conteúdo referente a um tópico de cada vez;
– sublinhe as partes mais importantes (melhor fazer isso a lápis, para poder ajustar o que for preciso);
– imediatamente após a leitura, resolva vários exercícios sobre aquele assunto, consultando a teoria;
– faça anotações simples a partir do que foi sublinhado, já esboçando um material para revisões posteriores (fichas-resumo).
 
POR QUE? Desta forma, a “conversa” torna-se dinâmica, e o cérebro fica atento, já que será demandado o tempo todo, para atividades variadas.
 
LEMBRANDO: É sempre válido lembrar que é preciso buscar o equilíbrio e zelar pela saúde, para ter o melhor rendimento durante a sua preparação. 


 
Falando em maratona, o condicionamento mental é similar ao físico: vai melhorando com o tempo e com a continuidade dos treinos. Aos poucos você vai perceber que já consegue manter-se concentrado e atento por mais tempo.
 
 
 
 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?