Prefeitura quer aumentar número de Fisioterapeutas e Nutricionistas na rede municipal

O projeto de lei 70/17, que promete ampliar o número de nutricionistas e fisioterapeutas na rede municipal de saúde, já está protocolado na Câmara Municipal.
Agora, o mesmo deve seguir para a apreciação dos vereadores. 

A proposta, que é do prefeito Chico Brasileiro, quer aumentar o número de Fisioterapeutas e Nutricionistas, para melhorar o atendimento na saúde, além de possibilitar atendimentos personalizados para pacientes acamados.
Ao todo, o município quer contratar 18 novos profissionais.

“Estamos trabalhando para que as pessoas tenham a oportunidade de cuidar de sua saúde e não apenas tratar suas doenças. O papel dos nutricionistas nesse contexto é fundamental, queremos trazer a segurança alimentar como um tema do cotidiano", disse o prefeito Chico Brasileiro.

A iniciativa, que quer valorizar a segurança alimentar, alcançou a atenção do presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Elido Bonomo e da presidente do Conselho Regional de Nutrição (CRN8), Maria Emilia Daudt Von Der Heyde, os quais se reuniram com o prefeito Chico Brasileiro no dia 15 de agosto.

“Foz do Iguaçu está de parabéns por dar atenção à nutrição como uma forma de promover saúde. Nós temos conversado com as instituições formadoras, mostrando que os nutricionistas podem fazer muito mais do que tem feito, principalmente, ajudando a planejar, identificar e a gerir as políticas públicas de alimentação e nutrição.”, afirmou Bonomo.

A nutrição faz parte do programa de medicina preventiva e, por causa dela, é possível previnir doenças e melhorar a qualidade de vida para as pessoas.

Outro importante ponto do projeto é o aumento da quantidade de fisioterapeutas. 
De acordo com os indicadores epidemiológicos, Doenças Crônicos Não Transmissíveis devem ser prioridade na estratégia dos atendimentos. A fisioterapia é de extrema importância para evitar a piora de problemas como hipertensão, artroses, lombalgias, hérnias discais e cervicalgias, podendo até mesmo evitar o surgimento de várias dessas ocorrências.

Com essa crescente no número de fisioterapeutas, a prefeitura também quer impedir que certos problemas piorem as filas das Unidades Básicas de Saúde, pois estudos comprovam que mais de 80% da população sofre com esses problemas.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?