Caso Clínico da LINEP FTC
Marivaldo, 35 anos, agricultor, natural de Jacobina no interior da Bahia, procurou a unidade de saúde com queixa de aumento do volume abdominal, afirma que o sintoma vem progredindo há um ano. Refere também empachamento e pirose há 3 meses. Nega diarreia ou obstipação.
Interrogatório sintomatológico
Refere dispneia aos esforços, porém os sintomas não o impedem de realizar as atividades diárias.
Antecedentes médicos
Teve varicela na infância. Nega internamentos ou cirurgias. Nega alergias a medicamentos. Nega comorbidades.
Antecedentes familiares
Mãe viva e sadia, não conheceu o pai. Nega casos de diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares na família.
Hábitos de vida
Trabalha diariamente na lavoura, muitas vezes com os pés descalços. Desde criança tem o hábito de tomar banhos de rio e de brincar em lagos da região. Não etilista e não tabagista.
Exame físico
Paciente do sexo masculino, idade aparente de acordo com a referida. Hidratado, lúcido e orientado em tempo e espaço. Pele pálida, abdome protuberante, sem outros sinais aparentes de doença. Gânglios impalpáveis.
Pulso: 67/min, rítmico, cheio FR: 18/min
TA: 140/80 Temperatura: 36,50C
Altura: 1,77m Peso: 54kg
Pele e fâneros: Pele pálida, com turgor e elasticidade preservados. Mucosas hipocrômicas +/IV. TCSC sem edema. Fâneros: sem anormalidades.
Cabeça e pescoço: sem alterações na forma ou dor à palpação. Olhos, ouvidos, nariz e boca sem anormalidades, exceto os dentes em precário estado de conservação. Pescoço cilíndrico, simétrico, com mobilidade preservada. Carótidas palpáveis, simétricas, sem estase de jugulares a 450.
Respiratório: Tórax simétrico, com boa expansibilidade. Percussão- Som claro pulmonar, FTV presente e sem alterações, sem ruídos adventícios.
Cardiovascular: Ictus palpável no 5o EIE, LMC, não impulsivo, em duas polpas digitais. Presença de impulsão para-esternal esquerda ++/IV,1ª bulha normofonética e 2ª bulha hiperfonética, com desdobramento de segunda bulha, que aumenta à inspiração, com hiperfonese do componente pulmonar. Ausência de 3ª e 4ª bulhas.
Abdome: volume aumentado do abdome superior (epigástrio e hipocôndrios); circulação colateral ascendente em epigástrio e região periumbilical, com veias varicosas. Sem sinais de ascite. Fígado palpável a 5 cm do AX e a 3 cm do RCD, superfície granular, borda fina, endurecido. Baço a 6 cm do RCE, com polo inferior dirigido para a linha média do abdome, também endurecido. Colón esquerdo palpável. Ruídos hidroaéreos audíveis, normais.
Extremidades: finas, com pouca massa muscular, sem edemas, sem lesões; articulações normais.
Sistema Nervoso: exame sem alterações.
Impressões diagnósticas
1 – Esquistossomose
2 – Cirrose
3 – Hipertensão portal
3 – Síndrome dispéptica
Conduta
Evitar atividades que exijam grande esforço físico
Dieta com restrição de alimentos ácidos
Exames solicitados
Hemograma completo, bilirrubina total e frações, TGO, TGP, TP, gama GT, IgM, IgG, imunofluorescência indireta para Schistosoma mansoni
Parasitológico de fezes (Kato – Katz)
Resultados dos exames
TGO: 37 U/L TGP: 41 U/L
Testes de imunofluorescência positivo
Positividade Sorológica para S. mansoni (igM)
Contagem mínima de ovos nas fezes
Tratamento
Praziquantel: dose única 50mg/kg VO