Discordou de algo na prova do seu concurso? Saiba como recorrer de gabaritos e resultados

Quando o candidato estuda bastante e realiza muitos concursos públicos, é bem comum acontecer de discordar do gabarito oficial e, muitas vezes, com razão. As bancas examinadoras cometem equívocos de interpretação e, por vezes, não lembram que há controvérsias em relação a algum assunto.

Discordou do gabarito da prova? Caiu alguma questão fora do conteúdo programático previsto no edital?

A solução é o candidato contestar o resultado por meio de um recurso. Os editais costumam ter um item específico para tratar desse tema, de forma detalhada, e com tópicos fundamentais se você deseja reinterpretação de algo na prova.

a)Prazo
Em primeiro lugar, fique atento aos prazos, normalmente muito curtos – não muito mais do que dois dias logo após a divulgação do gabarito preliminar. 

b)Forma
A forma também é específica e prevista no edital. Há casos em que o recurso deve ser preparado em modelo apresentado no edital. 

O endereço para encaminhamento é determinado e pode ser por meio eletrônico ou via Correio (Sedex), com aviso de recebimento (AR), devendo sempre obedecer as indicações do edital. Quase sempre só é aceito um recurso por questão, de cada candidato. Concursos municipais às vezes exigem entrega pessoal do recurso.

Em todos os casos, as regras estabelecidas no edital deverão ser rigorosamente respeitadas, para que o recurso seja analisado.

c)Fundamentação
O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo na sua solicitação. No caso de discordância da resposta, é importante citar algum autor ou referência, informando o livro, edição, página onde está a informação divergente. Se o conteúdo cobrado estiver fora do edital, é o caso de mencioná-lo e apresentar provas de que não faz parte da bibliografia do certame.

 
É válido e possível pedir ajuda a algum professor ou ao curso na elaboração do recurso, porque eles têm mais experiência e a agilidade necessárias para preparar uma boa fundamentação do seu argumento. Mas não há qualquer problema em fazer isso por sua conta, até porque a contestação seguirá em seu nome e não de algum professor ou curso em específico.

É importante lembrar que, caso o gabarito seja alterado, essa mudança valerá para todos os candidatos, não somente para quem apresentou recurso.

Decididos os recursos, será divulgado o gabarito final e, desse resultado, não caberá novo questionamento. A partir daí será elaborada a lista de classificação final e o concurso poderá ser homologado pela administração.
Nem sempre a banca acata o recurso recebido e muitas vezes ficamos insatisfeitos com o resultado final. Há casos em que realmente a matéria estava fora do previsto no edital ou a resposta, incompatível com o que estudamos, mas assim permanece. A banca é sempre soberana.

Mas, essas são as regras do jogo e foram iguais para todos. Portanto, um conselho que podemos te dar é não gastar energia lamentando ou justificando um mau resultado por conta disso, mesmo que seja verdade. Ficar preso psicológico e emocionalmente nesta situação não pode ser justificativa para não seguir adiante com seu sonho e tentar outros certames! 

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?