A boa alimentação é um aspecto fundamental para realizarmos as nossas atividades vitais e as que são exigidas ao longo da vida.
Nossas funções cerebrais responsáveis pela memória, pela concentração e pelo raciocínio lógico, por exemplo, são melhor realizadas se estamos bem nutridos. Ou seja: precisamos forencer ao nosso organismo as vitaminas e minerais necessários para seu funcionamento.
Na sua fase de vida atual, você precisa de muita concentração, então jamais descuide da alimentação. Opte por alimentos que estimulem a atividade mental. Já que o que você coloca no seu prato interfere diretamente no rendimento, ajustar sua dieta aos seus objetivos pode ser a solução para turbinar os estudos!
Pensando nisso, montamos um guia de alimentos que te ajudarão a estudar melhor. Confira!
Carboidratos complexos
Alimentos à base de carboidratos complexos são os mais indicados para manter a concentração nos estudos. Como os carboidratos se transformam em açúcar, responsável pelo fornecimento de energia ao organismo, o corpo fica disposto e o cérebro ganha concentração.
Mas não estamos falando daquele carboidrato pobre, encontrado em pães brancos ou massas. Com esses alimentos, pelo contrário, o corpo ganha uma bomba de energia e o corpo se sente fraco. Estamos falando, portanto, de carboidratos ricos em fibras e que são transformados em glicose lentamente, como arroz integral, pães integrais, quinoa, aveia e cereais em geral.
Proteínas
As proteínas devem ser priorizadas em todas as refeições. Como sua digestão é mais lenta, a sensação de saciamento dura mais e a concentração também.
A fome e a vontade constante de beliscar algo são alguns dos grandes fatores de falta de concentração. Para evitar isso, invista em alimentos como nozes, sementes, legumes, ovos, carnes, iogurtes e tofu.
Zinco
O zinco é um mineral encontrado em carnes vermelhas, laticínios, ovos, fígado, caranguejo e ostras. Ele atua diretamente na atividade dos neurônios, protegendo-os dos radicais livres e preservando suas membranas. Isso melhora a troca de informações entre eles e colabora com a memória e a concentração.
FERRO
O ferro é responsável por carregar oxigênio para os tecidos do corpo e também para o cérebro. A falta de ferro no organismo implica pouco oxigênio circulando no corpo, o que acarreta perda de memória, fadiga, apatia e falta de concentração, entre outros problemas similares.
O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas, fígado, aves, peixes e mariscos. Nos vegetais, eles são encontrados nas folhas de cor escura, como couve e agrião e nos legumes como feijões, lentilha, ervilha e grão-de-bico.
ÔMEGA 3
Este é um ácido graxo que atua na massa cinzenta do cérebro, promovendo a comunicação funcional entre as células nervosas, monitorando o humor, a concentração e a memória. Ele pode ser encontrado em peixes, como salmão, atum, sardinha, arenque e cavala.
APRENDA COMO PLANEJAR SEUS ESTUDOS E MONTAR UM CRONOGRAMA PERFEITO!
SELÊNIO
Este mineral é encontrado em frutas secas como avelãs, nozes e castanhas, além de alho, carnes, abacate, frutos do mar e grãos. Consumir selênio é fundamental para o cérebro, por causa da capacidade que possui de manter normalizada a atividade dos neurotransmissores, o que contribui para a manutenção do humor e a transmissão de mensagens cerebrais.
Você, que precisa de foco e bom humor para assimilar os conhecimentos, pode usar e abusar das frutas secas citadas acima. Uma dica: elas podem ser facilmente consumidas entre as refeições.
CAFÉ
Existem inúmeros estudos que apontam os benefícios e malefícios do café para a saúde. O que já se sabe e pode ser assegurado é que, na grande maioria dos casos, uma ingestão média e não abusiva dessa bebida pode realmente ser proveitosa para o organismo. Além de ter um sabor e aroma gradáveis, o café pode ser um excelente estimulante para quem está estudando para provas variadas e se preparando para concursos públicos.
Como as funcionalidades do café são diversas, separamos cada uma delas abaixo. Continue lendo esse artigo e descubra o quanto o café pode te ajudar a estudar!
É um estimulante natural
Um dos principais elementos do café, a cafeína estimula o sistema nervoso central e se coloca como antagônico à adenosina, o neurotransmissor que causa sonolência. Assim, a substância aumenta a vigília diurna e noturna.
Se em excesso, pode provocar insônia e distúrbios de sono. No entanto, doses moderadas garantem o bom combate à letargia e eventual fadiga que toma conta do organismo, sobretudo após o almoço ou jantar, ou logo antes do horário de dormir, já tarde da noite, criando uma sensação de revigoramento momentâneo.
Melhora a memória
A ingestão habitual de café ajuda a aprimorar a capacidade de retenção da memória, ativando os processos de atenção e de memória de longo prazo. Por causa disso, a bebida se mostra como uma grande aliada para o desenvolvimento do aprendizado. Se for ingerido em doses razoáveis, o café pode apresentar ainda ação preventiva de graves patologias que afetam a memória, como o Mal de Alzheimer e Parkinson.
Ajuda na digestão
A cafeína e outras substâncias achadas no café impulsionam a musculatura responsável pela digestão, ajudando neste processo e amenizando a sensação de fome. Provoca-se a secreção gástrica de ácido clorídrico e da enzima pepsina em maior quantidade em quem bebe, o que só se torna prejudicial para as pessoas que tenham úlceras ou gastrite.
Além disso, o café possui um efeito diurético, o que, de forma geral, ajuda a regular o organismo para estudar e fazer bem as provas, dentro do ritmo pessoal do estudante.
Melhora o rendimento físico
O café tem um efeito importante no desempenho dos exercícios, a ponto de fazer com que o Comitê Olímpico Internacional (COI) proíba altas doses de cafeína no organismo, reprovando os atletas de competições quando estiverem fora do padrão permitido. Além da capacidade de retardar a fadiga, a bebida contribui para aliviar as dores musculares e ampliar a disponibilidade física para a prática corporal.
Dessa forma, pode ser um aliado para quem está estudando para concursos (e não competindo em eventos desportivos). A ingestão de café pode ajudar a melhorar o rendimento e a resistência para estudar horas a fio.
O café é, portanto, uma excelente fonte para dar energia no início do dia e estimular o organismo ao longo dos períodos de fadiga, além de amenizar o estresse da rotina de estudos. Se você souber como regular adequadamente o consumo dessa bebida ao longo do dia, poderá usufruir de resultados que potencializam a fixação das matérias estudadas.
E então, você está pronto para cuidar melhor de sua alimentação e aumentar a concentração nos estudos?
ESTUDE COM A SANAR!
Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia