Quantas horas um concurseiro passa sentado lendo aulas em pdf, assistindo videoaulas ou fazendo provas de concursos já passados? Dedicar-se aos estudos além de importante é fundamental na trajetória para a aprovação em um Concurso Público. Mas não é suficiente e, quando em exagero, pode até atrapalhar.
Há um outro fator de muita importância no aprendizado dos estudantes que pode ser considerado tão importante quanto as horas de estudo: o sono. É quase unanimidade entre pessoas com rotina de estudos aqueles momentos em que o sono vence os textos e vídeos pelo cansaço extremo.
O ciclo vicioso iniciado pela falta de horas de sono pode ser o obstáculo entre sua dedicação e o sucesso em um certame desejado. Um dos fatores mais importante para entender as necessidades do seu corpo é criar uma rotina de sono. Muitas vezes, as pessoas vão dormir muito tarde sempre, ou não criam um horário definido para encerraras atividades do dia.
De acordo com a orientação de médicos especialistas, cada ser humano precisa dormir pelo menos 7 horas por noite, para que o cérebro esteja saudável e assim seja possível ter um bom desempenho nos estudos. Portanto, o primeiro passo é: definir um horário para dormir e acordar. Como uma rotina. Com o tempo, seu corpo agirá sozinho na rotina desejada.
Mas, se você não tem esse cronograma de sono pré-estabelecido, precisará de uma mudança de hábitos para determinar sua rotina. Se você não consegue dormir cedo, é porque sua produção de serotonina se mantém até tarde, o que te impede de sentir sono. Para evitar isso, apague aparelhos eletrônicos antes de dormir ou então use a função noturna que alguns celulares possuem. Essa função faz com que eles passem a ter uma luz amarela que não estimula a produção do hormônio e auxilia no sono.
Outro ponto importante é a qualidade do sono. A fixação da nossa memória ocorre durante o período em que dormimos e por isso é fundamental ter um sono de qualidade para aprender o que estudamos. Além de fixar o conteúdo estudado, uma noite bem dormida melhora a memória e proporciona uma sensação de bem-estar ao longo do dia. Acordar no meio da madrugada para estudar, interrompe um ciclo, e nada do que foi estudado será aprendido a longo prazo.
Se você quer ter qualidade de sono, um outro fator muito importante é que você faça exercícios físicos. Atividades leves que deixem sua mente e seu corpo relaxados, mas que não te deixem cansado ao ponto de não conseguir estudar depois, de preferência.
Ainda assim, talvez você tenha uma rotina de estudos e sono, mas, ainda assim, quando vai estudar sente aquele sono ou cansaço. Avalie o ambiente e a sua postura ao estudar. Uma postura ereta, que não dê a sensação de relaxamento extremo, jamais levará seu corpo a desligar como se fosse o momento de dormir. Assim como um local bem iluminado e que não dificulte a visualização o conteúdo.