Se você está estudando para concurso baseado em um edital específico, vai perceber que é muita coisa! No conteúdo programático do concurso, você tem assuntos demais para estudar e pouco tempo para estudar tudo. Como então priorizar conteúdos do concurso que escolheu?
Sabemos o quanto é problemático estudar de tudo. Estudar sem priorização pode gerar uma desmotivação gigantesca. Afinal, aprender tanto dentro do seu tempo limitado é possível e viável?
Primeiro partimos de premissas básicas como:
- Quantas questões terão na sua prova?
- Qual é o mínimo para não ser eliminado?
- Qual será o peso de cada matéria (ou grupo de matérias) que cairá na prova?
- Qual é o critério de desempate entre candidatos?
Conhecer esses detalhes permitirá que você consiga criar as estratégias de estudo com mais clareza. Anote todos esses fatos.
Após ter essas respostas, vamos para os passos de otimização dos conteúdos.
- Foque no seu cargo e na banca organizadora
Você provavelmente já escolheu um edital e tem um cargo em mente. Mas vale a pena falar da importância de ser o mais focado possível para conseguir priorizar bem as suas questões.
- Baixe as provas do cargo da banca organizadora
Agora vá lá ao site oficial da banca (a instituição FGV, por exemplo) e baixe cerca de 10 provas do cargo que optou.
Pode ser um pouco menos ou um pouco mais, mas junte essas provas porque você precisará analisá-las cuidadosamente.
- Faça as questões da prova, analisando minimamente.
Essa parte da analisar e ler cada questão parece muito. E é um passo que vai exigir um pouco mais de tempo, mas depois disso, você conseguirá estudar com mais prioridade.
Então, pegue essas provas (pode imprimi-las, se achar melhor). Leia a primeira questão da primeira matéria. Qual é o conteúdo que ela trata? E já faça as anotações dos assuntos.
Se seu edital ainda não tiver saído, essa quantidade de conteúdo já é o suficiente para começar a estudar. E se não tiver muito tempo até o edital sair, opte por estudar as matérias que caíram mais vezes.
- Compare com o edital atual
Agora que você já tem uma lista de conteúdos das provas anteriores, pegue o seu edital atual e dê uma boa olhada no conteúdo programático.
Peguem deste edital atual os conteúdos específicos do cargo. Adicione esses conteúdos específicos nas suas matérias a estudar.
Essas matérias específicas do cargo provavelmente cairão na sua prova atual, então elas precisam fazer parte das matérias prioritárias também.
- Marque os conteúdos em comum
Depois de adicionar os conteúdos específicos, pegue uma caneta vermelha ou marcador, e marque todos os conteúdos em comum do novo edital e dos conteúdos que caíram nas provas anteriores.
Nesse momento, você pode aproveitar para separar os conteúdos em comum por categorias A, B, C e D.
A – Categoria mais importante
B – O conteúdo que caiu menos vezes, mas ainda assim foi bastante cobrado.
C – Os conteúdos que caíram só uma vez
D – E, se quiser, na categoria D serão aqueles conteúdos que ficaram desmarcados, isto é, que não foram cobrados em nenhuma prova anterior e que você não os estudará.
PRONTO! Dessa forma você já sabe priorizar conteúdos. Só falta vocês, concurseiros, colocarem em prática:
NUTRIÇÃO | ENFERMAGEM | PSICOLOGIA | FARMÁCIA | MEDICINA VETERINÁRIA | MEDICINA | ODONTOLOGIA | FISIOTERAPIA