- Informações Gerais do Concurso
# O Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul (IGP-RS) lançou por meio do Diário Oficial do Estado, os dois editais com normas para realização de um grande concurso público que servirá para preencher 07 vagas para Perito Criminal (Farmacêutico e Psicólogo) e 35 vagas para Médico Legista.
# O processo de seleção será feito o mais rápido possível, para que até o meio de 2018 já haja profissionais habilitados às funções oferecidas no concurso IGP RS. Os classificados e convocados, antes de atuarem efetivamente, passarão por um curso de formação que deve durar em torno de quatro meses.
# A seleção para todos os cargos será realizada por meio de:
A – Provas objetivas (80 questões)
– Conhecimentos gerais: Língua Portuguesa, Legislação Aplicada, Língua Inglesa e Raciocínio Lógico.
– Conhecimentos específicos: Medicina Legal, Criminalística mais questões específicas de cada área.
– Acrescido de Redação (para os cargos de peritos)
# Atribuições dos cargos
- Perito Criminal
Realizar atividades de nível superior, de grande complexidade, relativas à perícia criminal em nível estadual, realizando exames e laudos periciais relacionados às investigações criminais requisitados pela autoridade judiciária ou policial.
- Médico Legista
Diligenciar ou pesquisar visando à coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais; Proceder a exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação acadêmica; Executar perícias em locais relacionados à prática de delitos; Proceder à perícia na área de balística forense; Realizar perícias na área de reprodução simulada dos fatos; Realizar coletas de materiais destinados a exames complementares.
Saiba mais sobre o concurso IGP (RS)
- Dicas para ter sucesso no concurso IGP (RS)
Faça um cronograma de estudos
Tendo o gênero e a espécie do concurso em mente, prepare o seu cronograma de estudos. Para isso, confira o número de disciplinas cobradas no último edital.
Comece o estudo sempre pela matéria com a qual tem menos afinidade e só depois passe para a disciplina de que mais gosta.
Fuja de expectativas negativas sobre as disciplinas
Evite pensamentos do tipo: “odeio tal disciplina, não consigo entender” ou “nunca vou conseguir estudar aquela matéria”. Isso é péssimo e não existe matéria que uma pessoa não possa aprender.
Em vez disso pense que o estudo destas disciplinas trará grande benção de conquistar a aprovação.
Estabeleça mecanismos de controle de ansiedade
Esforço para controlar a ansiedade é diário e falhar nesta tarefa é um dos principais motivos que levam concurseiros à desistência. Aposte no diálogo com familiares, pois muitas vezes há uma carga de pressão pesada em casa.
O imediatismo é principal vilão nesse caso. O caminho até a aprovação pede persistência e constância.
Tenha critérios na escolha de materiais para estudo
Um monte de livros empilhados vão aumentar a ansiedade e os pensamentos negativos, sem ajudar muito na preparação.
Aposte em materiais específicos e diretos, COMO ESTES:
Médicos Legista : Saibam como se preparar para o concurso IGP (RS)
Perito Criminal Farmacêutico: Saiba como se preparar para o concurso IGP (RS)
Perito Criminal Psicólogo: Saiba como se preparar para o concurso IGP (RS)