De que forma posso recuperar minha energia e motivação para estudar todos os dias?

Por mais que você esteja disposto a dedicar seu tempo aos estudos, lidar com eles diariamente exige um alto nível de motivação e energia alinhada a uma organização e disciplinas excelentes.

Mas como você pode se manter sempre disposto, sem chegar ao final da semana esgotado? Ou como você pode começar bem segunda-feira, e manter essa energia ao longo de toda a semana?

EXEMPLO:   

O ser humano funciona mais ou menos como um laptop. Se você usá-lo muito sem estar plugado, uma hora ou outra ele vai desligar. Para ligá-lo novamente, você precisa recarregá-lo. 

Nesse contexto, durante o dia nós gastamos nossa energia, que precisa ser recarregada com alimento, água, sono, principalmente, além de exercícios, alongamento, meditação e bom-humor. 

Então o que podemos fazer para renovar nossas energias e motivações?
 

  • Durma bem, faça chuva, faça sol!

Mas é importante entender que é preciso dormir bem sempre, e não só nos finais de semana.

Soa óbvio, mas dormir melhor precisa ser um dos seus objetivos sempre. Afinal, dormir bem não só fará você se manter descansado ao longo da semana, como resultará em melhor desempenho e consolidação da sua memória de longo prazo também!
 

  • Cuidado com as tentações (Ops! Distrações)

 
Se você colocar todas as suas responsabilidades na ponta do lápis, provavelmente vai perceber que você tem algum tempo sobrando.

Mas o tempo “some” porque você se distrai e procrastina ao longo do dia e isso gera uma sensação de urgência e “falta de tempo”. E apesar de ser normal procrastinar e se distrair, esse tipo de prática pode sugar a sua energia.

Então, a solução é refletir sobre os seus hábitos de distração e perceba se eles estão atrapalhando seu momento de descanso.
 

  • Arranje tempo para os exercícios físicos

 
Você já conhece a importância dos exercícios físicos para a saúde, para a mente e para o corpo. E, de fato, praticar exercícios vai permitir que você recupere sua energia ao longo da semana. Será capaz também de reduzir seus níveis de estresse, além de oxigenar seu cérebro.

E se exercitar não é somente ir para a academia todos os dias. Você pode variar com outras atividades, como caminhar ou correr na praça próxima a sua casa, praticar yoga ou algum tipo de dança ou esporte.

Mesmo que você não encontre tempo para ir à academia todos os dias, por exemplo, alongar-se durante o dia é uma excelente forma de recuperar a sua energia.
 

  • Água e Alimentação

 
Outra coisa que parece óbvia, mas que nos esquecemos de seguir por pura comodidade é a alimentação. Tomar mais água e comer melhor é sim um processo inerente a sua recuperação ao longo da semana.

Sempre tenha uma garrafa de água durante os estudos e beba durante todo o dia. Evite comidas industrializadas, mesmo aquelas barrinhas de cereais. Apesar de práticas, grande parte delas tem muito açúcar. Beba café e chá como forma de estimular a sua energia, mas excesso evite o açúcar ou adoçante.

E coma frutas ao longo do dia, sempre fazendo as refeições nos momentos adequados para a sua rotina.
 

Veja mais:

Desenvolva Estudos Inteligentes

O MUNDO DOS CONCURSEIROS 

NUTRIÇÃOENFERMAGEMPSICOLOGIAFARMÁCIA |   MEDICINA VETERINÁRIA |   MEDICINA  |  ODONTOLOGIAFISIOTERAPIA

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?