Quem tem problema de concentração, precisa ler isso

Antes de qualquer coisa, entenda que para ter concentração nos estudos é preciso aprender a ignorar todas as outras coisas. É isso que concentração se trata: permitir que sua atenção esteja completamente focada em uma coisa e que seja capaz de ignorar todo o resto.

É por isso que a concentração é a chave do seu rendimento nos estudos. Afinal, de nada adianta planejar seus estudos passo a passo se você não consegue estudar para aprender.

Por isso, é muito importante que você tire um tempo para conhecer as melhores maneiras de aprimorar sua capacidade de se manter focado e com a atenção 100% para estudar com qualidade, tirando proveito de todo o tempo que você tem para estudar.

E para isso separamos passos para você seguir e manter sua concentração:

1.   Escolha UMA coisa que deve ser estudada

Uma boa maneira de melhorar a sua capacidade de se manter concentrado é priorizar o que precisa ser estudado em cada dia da semana. Você pode ter diversas tarefas na sua lista de afazeres, mas escolha um conteúdo ou matéria que você deve dar sua total atenção, sem dúvida nenhuma. Ao fazer isso, você evita “enrolar” para completar aquela tarefa.

2.    Se policie, e perceba qual o horário em que você tem mais energia

Algumas pessoas têm mais energia de manhã, outras preferem utilizar as tardes ou as noites. Perceba qual horário você se sente mais energizado e explore essa energia para estudar.

Quem gosta da manhã, mas precisa trabalhar, pode se esforçar para acordar uma hora mais cedo e estudar um pouco logo pela manhã.

É melhor você focar em estudar com energia ao invés de tentar contar cada hora de estudos em momentos em que você vai conseguir se concentrar de verdade

3.    Whatsapp, e-mail, redes sociais… fique longe!

Na hora de estudar, não abra redes sociais para uma visitinha rápida e não abra seus e-mails para ver se chegou algo importante. De preferência, mantenha o celular longe de você nos momentos de estudo (ou desligue as notificações dele).

Se você estuda com eles do lado, sua capacidade de se concentrar em estudar vai cair muito.

A ansiedade para abrir o celular pode ser maior do que sua força de vontade para se manter concentrado.

4.    Não carregue para o seu dia várias tarefas

Tentar ser multitarefa é um grande erro para os concurseiros. Isso porque nosso cérebro é incapaz de se concentrar propriamente em mais de uma tarefa por vez.

Então, uma boa forma de você melhorar sua concentração é escolhendo uma coisa para fazer por vez. E isso não quer dizer apenas focar em estudar um conteúdo de uma matéria por vez, mas evitar abrir diversos sites, PDFs, videoaulas ou livros sobre o assunto em que estiver estudando.

5.    Comece o quanto antes!

Se você ficar esperando o cachorro parar de latir ou alguém desligar a televisão da sala ou as pessoas pararem de cochichar na mesa ao lado da sua na biblioteca, você está perdendo um tempo precioso de estudos.

Aprenda a dar o primeiro passo, que é estudar, mesmo quando você não se sente preparado. Com o tempo, você vai se ajustando. Se ajuste no caminho, afinal, progresso é mais importante que perfeição!
 

E agora, o que vocês estão esperando para estudar?
 

Confere aqui materiais específicos para as suas áreas:
 
NUTRIÇÃO |  ENFERMAGEM |  PSICOLOGIA |  FARMÁCIA |  MEDICINA VETERINÁRIA  |   MEDICINA  | ODONTOLOGIA  | FISIOTERAPIA
 
 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?