Desenvolva um estudo inteligente (não estudos pesados) em 3 passos

O que mais vemos são concurseiros que se gabam por estudar longas horas, que dizem que você deve ficar horas e horas estudando sem parar.

Mas é um fato que desde a escola somos condicionados a pensar que quanto mais tempo passamos estudando, mais vamos nos sair bem. Mas isso é um mal-entendido que atrapalha mais do que ajuda.

Essa forma de estudar pode até levar você a aprender, contudo, não será a forma mais eficiente de você fazer isso. Afinal, você gastará mais tempo e energia para algo que você poderia fazer de maneira mais inteligente.

Diante disso, vamos listar 3 passos em que te ajudam a estudar melhor através de estudos inteligentes:

 
#1. Preparação

Para que seus estudos sejam inteligentes, eles precisam ser focados e direcionados. Isso é essencial! Não tem como você querer estudar com mais eficiência se você não tem direção.

Por isso, a parte da preparação é tão importante quanto a parte do estudo em si. Separe um tempo antes de começar para planejar seus estudos, considerando um dia que você deseja começar, quais materiais vai usar e ainda criando seu próprio cronograma de estudos.

 
#2. Mindset
 
O mindset é uma atitude mental que determina a forma como você vai responder às situações. No caso dos estudos, você precisa focar em desenvolver uma atitude que vai otimizar os seus estudos, certo?

Nesse sentido, um excelente mindset seria ir estudar com toda a energia e atenção que você pode dar. Isso significa não procrastinar e não se distrair.

Aprenda a partir para os estudos dando 150% de si! E isso você só vai conseguir se desenvolver a mentalidade para isso.

Quem sabe estudar ouvindo música possa te ajudar! 

#3. Não decore, entenda!
 
Uma boa forma de focar no entendimento das matérias é estudar fazendo associações. É assim que você irá aprender melhor, conectando as informações de maneira lógica.

Você também precisa começar a se interessar pelos seus estudos, para que você aprecie o que está estudando de maneira mais próxima. Se você estuda sem se envolver com os conteúdos, vai ser muito mais difícil guardar aquele conhecimento e aplicá-lo mais tarde na hora da prova.

Faça analogias, encontre padrões,façar muitas questões e explore esse conhecimento usando os seus sentidos e descobrindo seu sistema representacional. Use a abuse de fichas de estudo, mapas mentais, resumos escritos e falados etc.
 

Para quê estudar pesado se você pode estudar de maneira inteligente? Estudos inteligentes farão você utilizar seu tempo e energia naquilo que mais importa: estudar com qualidade e com foco no progresso!

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?