Não consigo estudar! E agora?

Nós sempre falamos muito sobre como estudar, como se organizar e se planejar…Você pode conhecer sobre tudo isso e até ter o planejamento ideal, o tempo e os materiais necessários. Contudo, na hora de colocar tudo isso para funcionar, você simplesmente não consegue estudar!

Primeiro vamos ver os principais sinais:
 

  1. Desanimado: você não tem ânimo para estudar os conteúdos do edital, que por muitas vezes são considerados “chatos”.
  2. Desmotivado: você estuda com a ideia de que não vai dar certo, não vai valer a pena e que nem adianta tentar porque você não vai conseguir mesmo…
  3. Frustrado: você tenta estudar, mas simplesmente não consegue aprender ou se manter concentrado. Isso leva a frustração e vontade de jogar tudo para o alto.
  4. Ansioso: você quer passar logo, precisa passar o mais rápido possível e fica ansioso com a quantidade de matérias e conteúdos que precisa estudar. Isso leva você ficar paralisado.
  5. Desorganizado: você estuda de maneira aleatória. Dá muitas voltas e não consegue avançar ou chegar a lugar nenhum. Não há avanço, o que faz você perder tempo e energia. 

Diante disso vamos ir para prática para reverter esses sinais
 

  • Estude por pouco tempo

A verdade é que nós não fomos criados para passar muito tempo concentrados. Precisamos mudar de atividade de tempos e tempos.

Então, se você está realmente travado e não consegue estudar, a primeira coisa é colocar sua mente para acreditar em uma coisa: você não vai estudar por muito tempo. Ao entender isso, primeiro, você vai ficar muito mais tranquilo porque saberá que não será uma tortura tão grande assim.

A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.
 

  • Descanse e durma mesmo

Ok, essa é clichê! Mas é muito necessário. Muitos concurseiros diminuem seu tempo de sono e descanso porque desejam estudar mais.

Mas você deve evitar prejudicar seu tempo de sono e descanso. E, na verdade, você deve até dormir mais, se não vem dormindo bem antes dos estudos porque esse fator pode ser um dos que estão prejudicando a sua capacidade de estudar.
 

  • Seja ativo nos seus estudos

 
Uma maneira de evitar esse bloqueio é evitando somente estudar de maneira passiva. E o que seria o estudo passivo? Sentar-se na sala do cursinho e ficar ouvindo professor falar e acreditar que aquilo é suficiente para você aprender e acertar questões. Ou mesmo, assistir uma videoaula e pronto. Não fazer mais nada com aquilo e esperar que vai dar tudo certo…

A solução é ser ativo, isto é, testar os seus conhecimentos sempre e de novo! Você passa acertando questões e não provando sua capacidade de assistir aulas e mais aulas…

Por isso, seu foco precisa ser em se testar. Você pode ter várias rotinas de testes, como:

a) Fazer questões de fixação e revisão;
b) Explicar para alguém (ou para você mesmo) em voz alta o que acabou de aprender;
c) Construir mapas mentais e fichas de estudo.
 

  • Estude com o edital do lado

Ao se preparar para concursos, você precisa de um edital base, certo? Pode ser o edital atual, antigo ou mesmo um edital com as matérias mais relevantes. Pegue esse edital, imprima e deixa ele ao seu lado quando for estudar.

A medida que for avançando nos conteúdos, marque na folha a parte estudada. Essa pequena ação vai dar a você um jeito fácil e bacana de visualizar o seu progresso.
 

  • Fique longe das distrações

Quando não conseguimos avançar, temos tédio, desânimo e desinteresse pela matéria, as distrações aparecem!

E você sabe muito bem que as distrações estão por todo lado e são quase impossíveis de escapar.

Então, afaste-se de vez das distrações, como o seu smartphone, computador, televisão, pessoas a sua volta.
 

  • Lembre-se “Estudar para concurso é uma fase”

Estudar para concursos e ter que ver matérias que você não tem muito interesse é uma fase! Sempre se lembre que você não vai estudar para sempre.

Pode ser que você não esteja motivado o suficiente, mas o esforço e a disposição para estudar agora dependem de ação. E ação depende de força de vontade para superar as dificuldades que aparecem.
 
 

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com ,

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?