Concurso Marinha 2017: edital publicado com vagas para Enfermagem, Medicina, Odontologia e mais

 

Concurso da Marinha 2017

A MARINHA DO BRASIL divulgou, através do Diário Oficial da União um edital de Concurso Público para 2017, com vagas de âmbito nacional para profissionais que integrarão seu Corpo de Saúde as áreas de: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Todos os candidatos aprovados ingressam no Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro, para obter formação militar antes do início das funções específicas de cada área. O curso tem duração de 39 (trinta e nove) semanas.

De acordo com o edital, “o Corpo de Saúde da Marinha (CSM), composto pelos Quadros de Médico, Cirurgião-Dentista e de Apoio, destina-se a suprir a Marinha com Oficiais para o exercício de funções e cargos técnicos relativos às atividades no mai s alto grau de qualidade, além das atividades inerentes à carreira militar”.
 

1. Vagas e remuneração do Concurso da MARINHA 2017:

 
O concurso da Marinha disponibiliza mais de 140 vagas destinadas ao Corpo de Saúde distribuidas nos cargos de Enfermeiros, Médicos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Dentistas de acordo com a tabela abaixo:
 

ÁREA VAGAS
Enfermagem 05
Farmácia 05
Fisioterapia 01
Medicina 123
Nutrição 01
Odontologia 12

As oportunidades para todos os cargos são de âmbito nacional, podendo o candidato aprovado ser alocado em Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Para médicos especializados, é possível se candidatar em âmbito regional. São 23 vagas (uma de cada área descrita em cada localidade) distribuídas da seguinte forma:

  • Salvador (BA): Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia;
  • Natal (RN): Anestesiologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Radiologia;
  • Belém (PA): Cardiologia, Psiquiatria e Radiologia;
  • Rio Grande (RS): Pediatria, Psiquiatria e Urologia;
  • Ladário (MS): Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Psiquiatria e Radiologia;
  • Brasília (DF): Ginecologia e Obstetrícia, Oftamologia, Terapia Intensiva e Urologia;
  • Manaus (AM): Cardiologia, Cirurgia Geral e Psiquiatria;

Aprovado no concurso público, o candidato ingressará na graduação de Guarda-Marinha e durante este curso é remunerado de acordo com a graduação militar a ser recebida após formatura – como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Após formatura no Curso de Formação de Oficias (CFO), os profissionais de saúde são destinados ao seu local de atuação e graduados como Primeiro-Tenentes, tendo como remuneração inicial o valor de R$ 7.350,00 + benefícios.

A cargas horárias para todas as áreas e cargos é de 40 horas por semana.

É importante destacar que, antes de completados 5 (cinco) anos de nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando a sua permanência em caráter definitivo na Marinha.
 

2. Provas e etapas do Concurso da Marinha 2017

De acordo com edital divulgado, o Concurso da Marinha 2017 terá as seguintes etapas:

  • Prova escrita de conhecimentos profissionais e redação;
  • Inspeção de saúde para os candidatos selecionados entre os dias 25/09/2017 a 20/10/2017;
  • Entrega dos documentos comprobatórios para a Prova de Títulos (PT) no período de 25/09/2017 a 27/09/2017;
  • Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde (IS) no período de 09/10/2017 a 27/10/2017;
  • Após a divulgação do resultado das provas virá a fase final, a concentração no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), para o início do Período de Adaptação, Verificação de Documentos e realização da Avaliação Psicológica (AP) e preenchimento do Questionário Biográfico Simplificado (QBS) – Fase Final da VDB, no dia 05/02/2018;

Primeira etapa do certame, a Prova Escrita Objetiva (PO) é de caráter eliminatório e classificatório, e terá a duração de 04 (quatro) horas para a realização. Serão 50 questões objetivas relacionadas ao conhecimento profissional específico.

Para o quadro de Médicos, a PO será única para todas as especialidades e constará de questões básicas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Psiquiatria e Radiologia, preferencialmente as aplicáveis às rotinas de emergência/urgências médicas.

Para os Cirurgiões-Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas a prova também será de conhecimentos gerais dentro de suas áreas de atuação na saúde.

A Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa e precisará conter, necessariamente, entre 20 (vinte) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas;

Um dos maiores medos dos candidatos, o Teste de Aptidão Física (TAF) é composto de natação e corrida e é realizado em dois dias não consecutivos. É permitido ao candidato realizar duas tentativas em dias não subsequentes. O candidato deve:

a) nadar o percurso de 25 (vinte e cinco) metros no tempo máximo de 50 (cinquenta) segundos para o sexo masculino e 1 (um) minuto para o sexo feminino;
b) correr o percurso de 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros no tempo máximo de 16 (dezesseis) minutos para o sexo masculino e 17 (dezessete) minutos para o sexo feminino;

Há especificações no edital para candidatas grávidas ou com filhos menores que 6 meses. 

A data e o horário da prova do Concurso da Marinha 2017 para as vagas do Corpo de Saúde ainda serão definidos. 

Quer saber como se preparar para as provas da MARINHA 2017? Confere aqui o preparatório específico com questões para as provas de acordo com a sua área:

Medicina | Farmácia | Odontologia | Nutrição | Enfermagem | Fisioterapia
 

3. Inscrições e edital do Concurso da Marinha 2017
 

As inscrições do Concurso da Marinha 2017 poderão ser realizadas entre os dias 13 de abril e 15 de maio de 2017 exclusivamente via internet a partir do site da Marinha.

O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado.

Clique aqui para conferir o edital do concurso público 2017 da Marinha.

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com ,

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?