As Escolas Militares de Saúde

Para ingressar na Marinha, Exército ou Aeronáutica, é preciso saber quais escolas estão ligadas a área da saúde. É através delas que o candidato pode entrar, a partir do momento em que ele realize um concurso de nível nacional e que os requisitos exigidos forem preenchidos. 

As vagas para a área de saúde são designadas tanto para mulheres, quanto para homens, desde que tenham entre 20 e 36 anos, sejam brasileiros e tenham terminado o curso de graduação referente a área de interesse.

 Abaixo, confira as as Escolas das Forças Armadas

Escolas do Exército:
 

  • Escola de Saúde do Exército (ESSEX)

A Escola de Saúde do Exército (EsSEx), localizada na cidade do Rio de Janeiro, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação dos oficiais médicos, farmacêuticos e dentistas do Quadro do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.
 

  • Escola de Formação Complementar do Exército (ESFCEX)

A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), localizada na cidade de Salvador (BA), é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela seleção e preparação de recursos humanos para atuar nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Estatística, Pedagogia, Veterinária, Enfermagem e Comunicação Social.
 

  • Escola de Sargentos de Logística (ESSLOG)

Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), localizada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, é o Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro responsável pela formação e o aperfeiçoamento dos sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações, Saúde e Música. 
 

Escola da Marinha
 

  • Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) está localizado na baía de Guanabara, a Ilha das Enxadas, e tem como pontos mais próximos do continente o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro e o Píer da Praça Mauá.
O CIAW é responsável por capacitar os Oficiais dos diversos Corpos e Quadros para o exercício, na paz e na guerra, das funções previstas nas Organizações Militares da Marinha e Oficiais que integrarão as fileiras da Marinha do Brasil (MB).
 
Dentro do CIAW existem cursos de formações oficiais e os que são ligados à área da saúde são: Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (CP-T), Quadro de Médicos da Marinha (CSM-Md), Quadro de Cirurgiões-Dentistas da Marinha (CSM-CD) e Quadro de Apoio à Saúde da Marinha (CSM-S).
 

Escola da Aeronáutica
 

  • Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), situado Belo Horizonte – MG, é uma instituição de Ensino que capacita militares para a progressão na carreira e realiza cursos de adaptação à vida militar de profissionais com nível superior, aprovados em concurso público. O CIAAR tem como missão o planejamento, a coordenação, o controle e a execução dos planos e programas do ensino relativos à formação e adaptação militar de oficiais para a Força Aérea Brasileira – FAB.

Existem várias formas de ingresso no CIAAR, aberto a candidatos de ambos os sexos, seja na área de saúde como médico, dentista ou farmacêutico, ou na área de engenharia, além das áreas como Administração, Contabilidade, Economia, Informática, Direito, Magistério, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Assistente Social, Biblioteconomia e Enfermagem
 

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?