Dicas para sua rotina de concurseiro no Dia Mundial da Saúde

Aproveitando o Dia Mundial da Saúde, deixamos abaixo 5 dicas importantes para a manutenção da saúde do concurseiro.

Até porque por trás de uma rotina desgastante e muito exigente existe um corpo que merece toda atenção para que possa desempenhar seu papel com capacidade total.
 

  1. Sim, existem alimentos que estimulam a memória e o raciocínio.

Sabemos como é importante manter uma alimentação balanceada, entretanto na correria do dia-a-dia de estudos fica difícil se ater isso. Porém, no caso dos estudantes, sabemos que existem alguns tipos de alimentos que podem dar uma mãozinha no aprendizado. Nesta lista se enquadram os peixes de água salgada, ricos em ômega 3; proteínas animais (carne, aves e ovos), que possuem vitaminas do complexo B, além do feijão, lentilha e grão de bico. Considere também incluir em seu cardápio a sálvia e o açafrão, alimentos ricos em ferro, nitratos e carboidratos.
 

  1. Exercícios físicos em dia

Além de trazer mais disposição para o seu dia a dia, a prática de exercícios físicos também serve como válvula de escape. É um momento para descarregar o estresse e renovar as energias.
 

  1. Faça pausas durante os estudos

Para estudar durante longos períodos, de maneira produtiva, o cérebro precisa de uma pausa. Ler demais, por longas horas, faz o concurseiro perder a concentração. Desta forma, o ideal é realizar pequenas pausas de 15 minutos, a cada 1h30/2h de estudo, para garantir um bom rendimento.
 

  1. Dormir é sempre bom

A rotina dos candidatos muitas vezes é repleta de atividades, e não raro, horas de sono acabam sendo sacrificadas para se manter o cronograma. Porém, este não é um hábito muito saudável. Assim como todas as coisas, nosso corpo também tem limites que, caso não sejam respeitados implicam em uma série de efeitos colaterais. Dormir pouco compromete o rendimento e a capacidade de memorização de conteúdos. O ideal é reservar cerca de 6 a 8 horas de sono todas as noites.
 

  1. Evite tanta cafeína e energético

Em altas quantidades estas bebidas podem aumentar a ansiedade e atrapalhar o sono. Você pode substituí-las por chás naturais como camomila e erva cidreira.

Veja também:

7 Dicas de estudo para quem tem pouco tempo para estudar

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?