7 dicas para fazer uma boa prova de concurso

Estamos acostumados a, desde a infância, na época da escola, fazer provas. Afinal, tudo que precisamos para fazer uma boa prova é estudar, não é?
Bom… talvez apenas estudar não seja o único caminho.
Com certeza você já deve ter ouvido falar em alguém que foi fazer uma prova de concurso e tinha todo o assunto estudado, estava muito preparado, mas na hora H não deu muito certo. E isso acontece por conta de outros fatores como a falta de concentração ou ansiedade. Situações que podem afetar qualquer pessoa bem preparada.
 
Por isso, essas dicas a seguir são as mais indicadas para que você aprenda a fazer uma boa prova de verdade:
 
1 – Calma e Concentração

Para se concentrar, o candidato precisa de calma e assim, pode-se garantir a resolução de todas as questões da prova. Alguns concurseiros inclusive, começam práticas meditativas enquanto se preparam para concursos, o que ajuda a preparar a mente de forma mais adequada. Uma boa atividade a se seguir é Yoga, uma boa opção para quem precisa de foco e determinação.
 
2 –  Focar no Caminho para o Sucesso

Você deve ter em mente que a prova em si (qual testa todos os seus conhecimentos) não é um obstáculo. Na verdade, ela é um atalho para te levar a uma nova vida com o emprego seguro que você sempre sonhou.
E para isto, você deve colocar toda a sua energia e concentração na prova e também em seu desempenho. Lembrando que não é nada bom se distrair com o candidato ao lado, ou nem mesmo com o fiscal. Apenas a prova importa.
 
3 – Prestar atenção na quantidade mínima de acertos

É bom ler atentamente todas as questões a medida que elas se apresentam. Se por acaso aparecer alguma que você não saiba resolver, não se apavorar é o ideal. Muito menos responder rapidamente e partir para outras questões.
Responda as que sabe e depois, volte para as que ficaram sem resposta e releia. É bom lembrar também que para disciplina, há um mínimo de acertos.
 
Veja aqui 4 técnicas de como chutar em provas de concurso.

 
4 – Levar em conta sua organização mental

Existem limites diferentes para cada pessoa quando se trata de organização mental.
Geralmente, as questões de cálculo são as mais cansativas. Por isso, tem quem prefira resolvê-las primeiro, para se livrar. Já outras pessoas, preferem começar pelas mais fáceis.
São boas táticas, mas é preciso saber como o cérebro funciona, e isso é possível descobrir durante suas técnicas de estudo. Assim, na hora da prova já dá pra saber como começar. Até porque não adianta nada começar pelas mais complexas e continuar a prova com a mente cansada, não é?
 
5 – O que fazer primeiro?
 
Geralmente, em provas de concurso, existem textos que são relacionados à várias questões. Uma boa tática é ler primeiro as questões e depois ler o texto. A avaliação das provas anteriores mostra que nem sempre é preciso compreender o texto de forma integral para responder as perguntas sobre ele.
 
6 – Aproveite o tempo Todo

O tempo para a realização da prova é dimensionado para que todas as questões possam ser (bem) resolvidas. Não tente terminar logo só para se livrar da prova e ir embora, até porque essa atitude é de quem faz ensino médio, e não de quem quer ser uma pessoa concursada de emprego fixo. Portanto, resolva as questões com calma e ao final, se sobrar tempo, aproveite-o para revisá-las e corrigi-las se for o caso.
 
7 – A Pressa é inimiga da Perfeição

Não se esqueça que, depois de revisar tudo, é hora de preencher o gabarito das provas de teste. Faça isso também de forma concentrada porque o gabarito não pode ser rasurado. A pressa é inimiga da perfeição e se você se sentir pressionado pelo fim do prazo, pode acabar marcando as alternativas erradas.
 
Conseguindo colocar essas dicas em prática, certamente seu desempenho nas provas de concurso vai ser melhor.

E aqui, você pode saber como se preparar melhor:

Enfermagem | Farmácia | Fisioterapia | Medicina | Medicina Veterinária | Nutrição | Odontologia | Psicologia
 
 

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?