Estamos sujeitos a não obter aquele resultado esperado. Principalmente quando se trata de um concurso, no qual diversas pessoas estão se preparando ao máximo para conseguir a mesma vaga que a sua.
Por mais preparo que tenha, para quem está determinado e se empenhando, uma reprovação sempre traz um grande gosto amargo. Mas, isso não é o mais importante, o que importa é como o candidato lida com isso, ou seja, o que fazer após a reprovação.
Cada um vai lidar de uma forma, uns podem se deprimir a ponto de desistir, outros levaram um tempo para digerir e outros enxergaram a reprovação como uma oportunidade de melhora.
Se conhecer é fundamental para se preparar psicologicamente para uma possível reprovação. Não é que temos que já fazer a prova esperando o pior, mas ter a noção que não estar na lista de aprovados no final não irá definir seu preparo, nem sua capacidade. E encarar ela como parte do processo de crescimento para futuras conquistas é fundamental.
Vamos agora pensar comigo o que barra os estudos após a noticia de reprovação:
- Voz interna de pessimismo
Nossa mente ligada a desilusão, baixa autoestima, desânimo e pensamentos negativos controla nossas ações para não manter mais aquele foco de antes, e cada vez mais, a desistir de seu objetivo.
Solução: Coloque fones de ouvidos, escute uma música calma e inicie seus estudos.
- O tempo começa a bater na sua porta
A ideia de que não foi daquela vez, e consequentemente terá que atribuir mais tempo estudando novamente para conseguir o desejado, aumenta ainda mais a pressão de aprovação imediata.
Solução: Esqueça o tempo um pouquinho, e se espelhe em pessoas que não se importaram com isso e atualmente estão realizados.
- Solidão
É natural sairmos de uma noticia de reprovação deprimidos, e com pensamentos de auto depreciação, que nos levam ao isolamento.
Solução: Nessas horas mais do que nunca, recorra a um ombro amigo, não tenha medo de chorar, ficar triste, desde que esteja ao lado das pessoas que te amam, pois com certeza você sentirá muito mais apoiado e seguro de si mesmo.
Nutrição | Enfermagem | Psicologia | Farmácia | Veterinária | Medicina | Odontologia | Fisioterapia