Diferente de 2016, o ano de 2017 promete ser o ano dos concursos públicos. Porém, para conquistar uma destas vagas, sabemos que é preciso muito esforço, dedicação e acima de tudo, ORGANIZAÇÃO. E é exatamente aí onde normalmente os concurseiros se confundem e não conseguem manter 100% do foco!
Mas, estamos aqui para ajudar e é por isso que hoje vamos orientá-lo em como montar seu cronograma de estudos.
1) Defina a quantidade de horas livre para estudos
Nesta etapa, você deve levar em consideração os períodos de atividades fixas como trabalho, aulas presenciais, compromissos eventuais, período de lazer e outras tarefas, assim como os feriados nacionais, estaduais e municipais. Feito isso, é só calcular a quantidade de horas livres para estudo.
2) Esteja por dentro do edital
Se o edital do concurso que você deseja ainda não foi publicado, procure o do concurso anterior. Analise e confira quais são as matérias que demandam uma maior investimento de tempo, ou seja, quais possuem maior peso, ou se a pontuação será igual para todas.
Nós já ensinamos aqui todos os detlahes para saber como desvendar um edital, não conferiu essa dica? Clica aqui para conferir!
Caso ainda esteja em dúvida em relação ao concurso que vai fazer, não tem problema. Inclua na sua planilha as disciplinas “gerais”, que são mais cobradas nos concursos, como Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
Depois, é só dividir os conteúdos de acordo com os seus horários disponíveis.
3) Seja consciente!
De nada adianta estabelecer metas rígidas que não serão cumpridas. Este fato acaba por gerar grande frustração e desânimo, o que pode comprometer a sua preparação. Veja algumas dicas:
– Não dedique um tempo excessivo a uma mesma disciplina.
– Diversifique os métodos de estudo. Em 2h você pode ler sobre um assunto, assistir a uma vídeo aula ou resolver questões. Fazer resumos e esquemas torna o estudo mais dinâmico
– Inclua intervalos regulares de 15min em sua rotina de estudos. Alongue-se, vá ao banheiro, beba água ou coma algo leve. Procure se alimentar a cada 3h.
– Dedique um tempo maior de estudos às disciplinas que você tem mais dificuldade e também àquelas que tem um peso maior na prova.
– As matérias mais difíceis e cansativas devem ser vistas nos dias e horários em que você costuma render mais.
– Não se esqueça de fazer revisões do conteúdo estudado periodicamente. As revisões podem acontecer a cada semana ou, no máximo, a cada quinzena.
– Respeite os limites do seu corpo. Procure dormir pelo menos 6h por noite.
Por fim, além destas dicas, separamos ainda outros materiais bacanas que podem auxiliar na sua organização e potencializar seus estudos:
Qual a sua área?
Nutrição | Enfermagem | Psicologia | Farmácia | Veterinária | Medicina | Odontologia | Fisioterapia