Dominar temas comuns nas provas de concurso é diferencial, dizem especialistas

Muitas incertezas cercam as oportunidades na carreira pública em 2017, sobretudo após a aprovação da PEC do teto dos gastos. No entanto, alguns concursos com bons salários e grande número de vagas estão garantidos este ano e especialistas apostam em novos editais. Na dúvida, os candidatos precisam estar preparados para o que aparecer e a melhor forma é focar os estudos nos temas comuns à maioria dos processos seletivos.

Disciplina obrigatória para os concurseiros, a língua portuguesa é cobrada em todos os processos seletivos no Brasil. Em maior ou menor grau de dificuldade, a prova avalia a desenvoltura do candidato tanto nos itens de gramática e interpretação, quanto nas questões discursivas. O professor Fernando Pestana explica: “Questões de interpretação em prova de concurso público levam em conta alguns pontos, como a extrapolação (o candidato não pode fazer uma leitura que vá além do conteúdo textual), a redução (aquém do que está no texto) e a contradição”.

Para interpretação de texto, o professor dá um passo a passo: ler, compreender e saber aplicar. “Identificar o tipo e o gênero textual, parafrasear passagens do texto que não ficaram tão claras, resumir cada parágrafo para pegar a ideia principal, destacar as ideias mais relevantes do texto são algumas dicas”, enumera.

Quer estar preparado para as provas de Português nos concursos de saúde? Clique aqui

Nos certames que estão por vir, o raciocínio lógico será cobrado dos candidatos. “Algumas bancas, como é o caso do Idecan, responsável pelo edital do Ministério da Saúde, avaliam habilidades necessárias para resolver situações do cotidiano por meio da lógica”.

Entre os temas mais cobrados estão análise combinatória, probabilidade, lógica de primeira ordem (argumentação lógica) e sequências. A maior dificuldade, segundo o professor, é interpretar de forma correta a pergunta. “A interpretação será consequência de um treinamento intensivo de provas anteriores”.

Quer estar preparado para as provas de Matemática e Raciocínio Lógico nos concursos de saúde? Clique aqui

Tríade

Sobre a melhor forma de estudar, todos os especialistas concordam: a tríade leitura-exercícios-revisão. A fórmula deve ser levada a sério! Outra dica é cronometrar o tempo de estudos para ver qual o rendimento real. O conselho final é não desistir, nem desanimar: não existe fórmula mágica. Existe o que eu fiz e deu certo, existe o que outras pessoas fazem e conseguem resultado, mas você tem que se adaptar. A pessoa tem que se conhecer e ver o que mais funciona e é mais produtivo para ela.

O que está por vir

Para este ano, há certames previstos para o Ministério da Saúde, o Hemocentro do Distrito Federal, Terracap e muitos outros. Editais podem sair para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), a Câmara Legislativa do DF (pré-anunciado), a Câmara dos Deputados, Senado Federal, Polícia Federal, Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Águas (ANA) e Tribunal Superior Eleitoral.

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?