O que é NECESSÁRIO para passar em um concurso público

Passar em concurso público, nós todos sabemos, não é fácil. É preciso muito mais do que apenas um curso ou estudos ao fim de semana. Quem quer realmente passar, deve reunir uma série de características e requisitos que farão toda a diferença.

Baseado na pesquisa realizada pelo professor Jorge Wilson Granjeiro, um especialista em concursos públicos, com seus alunos que foram aprovados nos melhores concursos, reunimos aqui algumas dicas e filosofias que vocês devem seguir se querem realmente alcançar a aprovação. A pesquisa refere-se aos melhores exemplos de aprovação, aqueles que conquistaram, não por acaso, o primeiro lugar das principais seleções do país. Vamos aos pontos:

– A idade: A pesquisa revelou que 78% dentre os entrevistados aprovados têm entre 17 a 29 anos e os 22% restante contam entre 30 e 47 anos de idade. Isso mostra uma tendência dos jovens a buscarem os cargos públicos como a melhor opção profissional.

– O nível de escolaridade: 84% dos aprovados tem ensino superior completo, contra 16% que contam apenas com o nível médio concluído. Ou seja, a educação superior te coloca muito à frente da concorrência.

Médico(a): Saiba como se preparar para um concurso público! 

Veterinário(a): Saiba como se preparar para um concurso público! 

Psicólogo(a): Saiba como se preparar para um concurso público! 

Farmacêutico(a): Saiba como se preparar para um concurso público! 

– Tempo de estudo: Dentre os entrevistados, 62% estudavam de 4 a 6 horas por dia, incluindo o tempo em sala de aula, 38% de dedicavam acima de 6 horas, chegando até a 12 horas estudando. Ou seja, nada de se dedicar menos que 6 horas diárias aos estudos. É importante saber driblar o cansaço, procurar métodos que te ajudem a manter-se acordado e focado. Além disso, as horas de lazer devem ser organizadas, para que existam, mas não tomem muito o tempo que você poderia estar estudando.

– Insistência: Desistir é uma palavra que não pode existir no vocabulário dos concurseiros. É preciso muita persistência para não se deixar entregar com uma reprovação. 68% dos alunos foram aprovados antes de completarem um ano de preparação, porém, 19% levaram entre um e dois anos para obter sucesso e 13% precisaram estudar mais de dois anos e menos de três para a primeira classificação. Isso prova que, algumas vezes, o resultado tarda, mas não falha.

– Resumos e revisão: Prestar atenção às aulas, fazer algumas anotações e dar uma lida superficial nos assuntos não é tudo. 73% dos entrevistados elaboraram resumos para estudos e 97% (quase todos) revisaram todas as matérias. Além disso, 81% não recorreram à técnicas de memorização ou concentração, apenas estudaram intensamente para entender o conteúdo.

Enfermeiro(a): Saiba como se preparar para um concurso público! 

Nutricionista: Saiba como se preparar para um concurso público! 

Dentista: Saiba como se preparar para um concurso público! 

Fisioterapeuta: Saiba como se preparar para um concurso público! 

– Os atributos: A pesquisa ainda elaborou alguns atributos que podem ajudar a chegar mais longe e fazer você se destacar. Eles são: Inteligência (capacidade de se adaptar), maturidade para conhecer os pontos fracos e fortes, pensamento positivo e resistência física e mental.

– Erros que não podem ser cometidos: deixar de traduzir o edital, ignorar a banca examinadora, privilegiar algumas matérias em detrimento de outras, não treinar respondendo perguntas do certame anterior, esperar o lançamento do edital para começar a estudar, estudar leis baixadas de sites não oficiais, assistir as aulas sem estudar em casa.

– Outras dicas que fazem a diferença: Estudar em grupo, solucionar o máximo de questões possíveis, utilizar materiais específicos e atualizados para concursos, buscar indicações com professores e praticar atividades físicas regularmente.

Depois de tanta dica boa, quero ver todo mundo aqui aprovado heim?!  
 

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?