O que é uma Residência?

 

As residências são muito comuns no ambiente médico, sendo muito raro um recém-formado em Medicina não realizar uma residência, até porque, muito provavelmente, isso pode privá-lo de chances futuras. Mas, para além do mundo médico, as residências profissionais oferecem uma oportunidade aos profissionais de saúde que querem ter um período intenso de aprendizado, principalmente prático, e receber uma bolsa fixa alta para início da atividade profissional.
 

Essas residências multiprofissionais na área de saúde foram criadas a partir da Lei nº 11.129 de 2005 e são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das necessidades locais e regionais. Elas abrangem, dentro de saúde, as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Medicina, Farmácia, Psicologia e outras.
 

Alguns fatos importantes sobre as residências é que elas têm seleção apenas uma vez por ano e os editais costumam serem lançados a partir de novembro, normalmente com inscrições até janeiro/fevereiro e início previsto para fim de fevereiro/início de março.
 

Além disso, residências possuem bolsa fixa de R$3.330,43, independente da área, e carga horária de 60h semanais que costuma-se dividir em 80% de estudo prático e 20% de teórico. E o melhor de tudo, muita gente não sabe, mas residência tem valor de pós-graduação. Ou seja, as residências são não só uma forma de intenso aprendizado, principalmente na parte prática, mas também um complemento acadêmico no currículo que no futuro pode ser essencial para conquistar uma vaga concorrida.
 

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, coordenada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, é o órgão responsável por gerir as principais ações e atribuições das residências. Isso inclui avaliar e acreditar os programas de Residência Multiprofissional de acordo com as necessidades sócioepidemológicas da população brasileira, credenciar os programas e registrar certificados dos programas. Essas medidas garantem que todas as instituições que oferecem vagas seguirão um mesmo padrão educacional e qualitativo, apesar das diferentes áreas oferecidas em cada tipo de residência.
 

E ai, ainda tem dúvidas de que vale a pena fazer uma Residência Multiprofissional?

 

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?