Projeto de lei permite que profissionais da saúde acumulem aposentadorias

A Proposta de Emenda à Constituição 294/13, do deputado Benjamin Maranhão (SDD-PB), que permite profissionais da saúde acumularem o salário exercido em cargo, está sendo analisado pela Câmera dos Deputados.

A admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a PEC será discutida por uma comissão especial antes de seguir para votação em dois turnos no Plenário.

Atualmente, a constituição proíbe o acúmulo dos proventos de aposentadoria à remuneração do cargo, emprego ou função pública. É apenas permitido o recebimento simultâneo de proventos de aposentadoria com a remuneração para os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração. Essa proposta acrescenta a esse dispositivo os cargos privativos dos profissionais da saúde.

Segundo Benjamin Maranhão, existe uma carência na área da saúde do Brasil, seja na estrutura física ou na remuneração dos profissionais. O deputado afirma que a medida melhora o atendimento a população, pois possibilitará o resgate de profissionais capacitados e com ampla experiências em suas áreas de atuação.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?