10 verdades sobre concurso público!

Um emprego estável, bem remunerado e com horários que variam pouco. Você pode conseguir tudo isso em um cargo público, prestando concurso. A oportunidade atrai cada vez mais jovens: 60% dos cerca de 4 milhões de brasileiros que tentaram a sorte em 2007 tinham entre 18 e 40 anos, segundo dados da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac). Ficou animado? Vale a pena levar em conta a opinião de quem entende do assunto e ter em mente que o trabalho não agrada a qualquer profissional. Ou seja, pode ser sob medida para o seu perfil ? ou não. Cheque aqui.

1. Por que é um bom momento para prestar concursos?
Se você trabalha em uma empresa privada, sabe que os cortes de despesa e de funcionários não são raros. Em contrapartida, aumenta o número de vagas em cargos públicos.

2. O que devo considerar antes de seguir carreira pública?
É importante ponderar se vai ser feliz nesse ramo. Você é empreendedor, ativo, não tolera burocracia e sonha com rápida ascensão na carreira? Tem mais chances de se destacar na iniciativa privada. “Agora, se é muito regrado, ansioso, extremamente preocupada com o futuro, geralmente se dá bem em cargos desse tipo”, explica Lílian Graziano, coordenadora do MBA Gestão de Pessoas da Trevisan Escola de Negócios.

3. Quais as vantagens de ser concursado?
Uma das principais é a estabilidade. Embora não seja impossível ser demitido, só acontece se você se exceder em irregularidades, como desviar verbas. Há, também, maior facilidade para tirar licença e férias, fora benefícios com relação à aposentadoria. Outra grande vantagem é quanto ao ritmo de trabalho. “Embora a maioria não goste de ouvir isso, nas empresas privadas o grau de exigência costuma ser muito maior”, diz Lílian.

4. E a parte que não é tão boa assim?
Antes de passar no concurso, você terá que fazer sacrifícios e estudar pra valer. É importante, também, aprender a lidar com a sensação de derrota, caso seja reprovado, e estar disposta a mudar de cidade, caso precise assumir a vaga em outro lugar. Outro ponto a considerar: a ascensão na carreira é mais demorada quando comparada à que ocorre na iniciativa privada. Muitas vezes, para ganhar a merecida promoção, é preciso esperar o colega se aposentar, dar baixa ou pedir exoneração.

5. É verdade que preciso estudar muito?
Sim, concursos públicos são superconcorridos e, consequentemente, difíceis de passar. Em alguns casos, a relação é de 80 mil candidatos para 100 vagas. Mas não desanime. Não é nada fácil passar de cara, mas insistência e esforço fazem parte. Tem interesse em trabalhar no Exército, Marinha ou Aeronáutica? Então, suas chances são maiores, porque a procura pela carreira militar é menor. 

6. Os salários são realmente melhores?

“Os iniciais são, sim, mas ao longo do tempo podem perder em comparação aos da iniciativa privada”, responde Priscila Calixto, consultora da Catho. Só para você ter uma ideia, um consultor de contas chega a ganhar 22 mil reais. O salário médio de um fiscal da receita federal é de 10.200 reais mais produtividade; já os delegados ganham cerca de 11.614 reais.

7. Será que há concurso para a minha profissão?
Sim, tem para todas. E mais: os concursados podem ter entre 18 e 65 anos.

8. Cursos preparatórios funcionam?
A menos que você esteja disposta a estudar dez horas diárias, ele é imprescindível. Além de ensinar o conteúdo, ajuda a compreender as pegadinhas das provas, especialmente no quesito interpretação de textos.

9. Quais os cuidados na escolha do curso?
Vale a pena ouvir a opinião de alunos, assistir a uma aula inaugural e certificar-se sobre a existência de material didático.

10. Onde encontro informações sobre concursos?
Siga as páginas de acordo com sua área:

Nutricionista Concurseira
Enfermeira Concurseira
Psicólogo Concurseiro
Farmacêutico Concurseiro
Veterinário Concurseiro
Concursos Médicos
Dentista Concurseiro
Fisioterapeuta Concurseira

publicado
Categorizado como Sem categoria Marcado com

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?